04/07/2013 - 19:01

Campanha da OAB/RJ vai ajudar colegas a regularizar sua situação

04/07/2013 - 19:01

Campanha da OAB/RJ vai ajudar colegas a regularizar sua situação

Partindo da ideia de que os benefícios proporcionados pela OAB/RJ devem ser acessados por toda a advocacia, a Seccional lançou em junho campanha para resgatar os colegas inadimplentes, que não podem usufruir desses serviços. O programa humanizará a relação entre os advogados e a Ordem, que entrará em contato com os profissionais para analisar cada caso, individualmente.

“Esta não é simplesmente uma campanha contra a inadimplência. É um projeto muito mais amplo. Queremos ouvir os colegas e entender, antes de tudo, o que os aflige. Sabemos que o advogado não fica inadimplente porque quer e nós temos o dever de facilitar a solução de seus problemas”, afirma o tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, frisando a importância do pagamento da anuidade para a manutenção dos serviços: “A Ordem quer que todos os advogados usufruam de seus benefícios, mas precisa que as anuidades estejam em dia porque é esse dinheiro que possibilita que eles sejam oferecidos”, explica.

A principal novidade da campanha será a atuação dos presidentes das subseções, com autonomia para negociar com os colegas, ideia lançada durante o Colégio de Presidentes de Subseções, realizado em maio. Tanto eles como a Seccional procurarão os advogados com débitos para tentar a conciliação.

“O presidente de subseção é que sabe das dificuldades de cada região, conhece os problemas dos advogados. Ele, melhor do que ninguém, vai saber dialogar com esses colegas e encontrar a melhor solução para cada caso”, observa Luciano, informando que, atualmente, dos 25 mil profissionais que não estão em dia com a Ordem, 16 mil são inscritos em subseções.

Presidente da maior subseção do estado, a de Niterói, Antônio José Barbosa da Silva fortalece a opinião do tesoureiro: “Este é um procedimento de negociação muito bem pensado pela diretoria da Seccional, porque a facilitação do diálogo com os advogados torna mais pessoal essa relação entre a instituição e os profissionais. Aqui nós conhecemos cada um deles”.

“Quando levantaram essa proposta no Colégio de Presidentes, eu aplaudi. Acho que vai ser muito benéfico porque temos uma relação de maior intimidade com esses advogados, fica mais fácil expor a necessidade de regularizarem seus débitos com a confiança necessária”, opina a presidente da OAB/São João de Meriti, Júlia Vera Santos.

Luciano informa que, para a negociação, não há limites nos valores das dívidas. “O diferencial dessa campanha é justamente atender a todos com dificuldade para o pagamento. Vamos conversar quantas vezes for necessário com eles para encontrar, conjuntamente, uma solução melhor para cada caso”.

“Com essa campanha, a OAB/RJ demonstra que está aberta para receber os colegas e ajudá-los a encontrar a melhor solução para seus problemas. Não é uma fria relação de cobrança. É uma ação de cooperação para que o maior número possível de profissionais possa ter acesso aos serviços que pensamos para eles”, declara o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz.