04/07/2013 - 19:03

04/07/2013 - 19:03

Comitê Gestor do PJe-JT promete prioridade na solução de entraves do sistema

•  EDUARDO SARMENTO
Com o intuito de conhecer a estrutura oferecida pela OAB/RJ aos advogados e debater os problemas com a modernização do Judiciário, o presidente do Comitê Gestor Nacional do Processo Judicial eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), desembargador Ricardo Mohallen, visitou no dia 13 de junho a sede da Seccional. Em reunião com a diretora de Inclusão Digital da Ordem, Ana Amelia Menna Barreto, ele garantiu que a resolução dos problemas enfrentados pelos colegas fluminenses em relação ao sistema de peticionamento digital é prioridade para o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Mohallen afirmou que conhecer a situação real do processo eletrônico no estado foi fundamental para que os principais entraves do PJe-JT sejam resolvidos. “Eu me encontrei com juízes, serventuários e advogados. Posso dar a certeza de que o [presidente do Tribunal Superior do Trabalho] ministro Carlos Alberto Reis de Paula irá receber todos os dados para devolver a estabilidade ao sistema”, disse. O desembargador informou, ainda, que os técnicos de informática do tribunal estão cientes dos problemas e já fazem o monitoramento remoto do sistema.

A central de peticionamento eletrônico da OAB/RJ foi elogiada por Mohallen, que considerou a estrutura oferecida um modelo a ser seguido. “Fiquei muito bem impressionado com a organização e os equipamentos disponibilizados. Todas as seccionais deveriam ter algo assim”, declarou, após conhecer o espaço localizado no andar térreo da sede da Seccional e acessar o sistema de um dos computadores.

Para Ana Amelia, a visita foi proveitosa. Ela afirmou que, apesar do problema crônico, a OAB/RJ passou a ter um canal permanente e direto com o CSJT. “Enfrentamos diversas questões nos últimos tempos e esperamos que este seja o primeiro passo para proporcionar definitivamente aos colegas a possibilidade de trabalhar com todos os recursos e vantagens oferecidos pela modernidade”, salientou.