22/07/2013 - 09:51

COMPARTILHE

Qual é a sua prerrogativa mais desrespeitada no TJ?

22/07/2013 - 09:51

Qual é a sua prerrogativa mais desrespeitada no TJ?

Continuando a série sobre as prerrogativas profissionais, a reportagem da Tribuna do Advogado esteve na Sala do Advogado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ) para ouvir as reclamações dos colegas que militam no Fórum Central. Entre os tópicos mais citados, o mau atendimento por parte dos juízes.

Veja o que responderam os entrevistados.
 
O que mais percebo, especialmente aqui na capital, é a falta de acesso direto ao juiz, principalmente quando você quer despachar uma petição que entende ser urgente. Acredito que o juiz, por vezes, passa o olho, presume que não há urgência e manda protocolar. Acho isso um absurdo, porque se o advogado procura o magistrado para despachar é porque considera necessário.
Fabiano Braga, advogado, 38 anos
 
 
É o atendimento por parte dos magistrados ou, melhor dizendo, a falta de atendimento. Alguns sequer vêm ao fórum, e, quando vêm, não atendem os advogados ou nos recebem mal. Sei que não é inteiramente culpa deles, porque também há falta de mão de obra em razão de o TJ não qualificar mais profissionais. Mas há desrespeito com a classe dos advogados, que fazem sua parte e não têm retorno nenhum dos tribunais.
Rosiane Santos de Paulo, estagiária, 24 anos
 
O maior desrespeito é o atraso no andamento processual nas varas cíveis. Aguardamos meses para uma conclusão do juiz e os processos ficam parados por muito tempo. Quando reclamamos, sempre recebemos a mesma resposta, de que é em razão do acúmulo de processos.
Leonardo Muller Simas, advogado, 28 anos
 
Existe muita dificuldade no acesso aos autos do processo. Além disso, o número muito grande de processos e seu consequente acúmulo afeta direta e indiretamente o advogado e se reflete no dia a dia do nosso trabalho, pela dificuldade para acessar os autos e pela morosidade processual.
Ricardo da Silva Santos, advogado, 35 anos
 
Uma das tantas prerrogativas nossas que são violadas aqui no TJ é a morosidade, que é absurda. Os processos ficam parados muito tempo. O atendimento também deixa muito a desejar, acredito que pela falta de pessoal e pelo não comparecimento dos juízes todos os dias.
Heloísa Metzger Rosa, advogada, 53 anos
 
A mais violada é o prazo do despacho dos juízes. Muitas vezes, aliás, quem despacha são os serventuários. Os magistrados se mostram em certas ocasiões despreparados, não sabem nada a respeito dos processos. O item mais sério é o mandado de pagamento, que custa muito a sair. Acho até que os advogados deveriam fazer uma passeata contra essas violações.
Maria Virgínia Garcia Soares, advogada, 65 anos
 
A demora para a juntada de petições nos juizados especiais. Além disso, o atendimento: a dificuldade para o magistrado atender os advogados para despachar. Nós despachamos diretamente com o secretário, porque os juízes não recebem os advogados.
Carlos Bruno da Silva, advogado, 31 anos
 
 
A prerrogativa mais violada dentro do TJ é o não cumprimento de prazo do instituto do habeas corpus. Ele deve ser célere para cumprir seu objetivo quando o paciente está sofrendo ilegalidade, mas está havendo violação do prazo. Apesar de ter melhorado a distribuição, algumas relatorias ficam delongando.
Anselmo Pires de Souza, advogado, 60 anos
 

Abrir WhatsApp