04/07/2013 - 19:16

Seminário debate o Direito Ambiental e seu papel na ordem econômica urbana

04/07/2013 - 19:16

Seminário debate o Direito Ambiental e seu papel na ordem econômica urbana

A ordem econômica capitalista urbana e o Direito Ambiental foram tema do seminário realizado dia 7 de junho na sede da OAB/RJ, com entrada franca. O evento fez parte das atividades da Semana do Meio Ambiente, e foi uma parceria das comissões temáticas das seccionais do Rio de Janeiro e São Paulo, além da Escola Superior de Advocacia (ESA/RJ) e da Caarj.

Na abertura, foi homenageado o vice-diretor geral da ESA, Ronaldo Coutinho. “Pensar sobre o Direito na cidade do Rio de Janeiro é algo que passa de alguma forma pelos ensinamentos do professor Ronaldo”, afirmou o coordenador do evento, diretor-geral da ESA e também presidente da Comissão de Direito Ambiental da Seccional, Flávio Ahmed.

O presidente da Caarj, Marcello Oliveira, também participou da mesa de abertura. “Esse tema é inesgotável. Enquanto houver homens e mulheres, fauna e flora, dialogaremos para criar um ambiente sustentável. Queremos que a OAB/RJ se firme como uma entidade que seja expoente dessas manifestações”, disse Marcello.

Completaram a mesa o presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP, Celso Fiorillo, que coordenou o evento em conjunto com Ahmed e participou do primeiro painel, falando sobre a Tutela jurídica constitucional do meio ambiente artificial; e o vice-presidente da CDA da OAB/RJ, Flauberto Góes.

No dia 6 de junho, outro evento integrou as comemorações da Semana do Meio Ambiente: o debate com o arqueólogo e historiador português Luiz Oosterbeekem, que falou sobre o tema Cidades, meio ambiente cultural e gestão integrada do território. A atividade foi transmitida para as subseções da Seccional.