15/12/2014 - 18:07

Advocacia da França e do Brasil se reúne

15/12/2014 - 18:07

Advocacia da França e do Brasil se reúne

O evento Campus internacional, promovido anualmente pela Ordem dos Advogados de Paris, teve sua maior edição no Rio de Janeiro, organizada em parceria com a OAB/RJ através da sua Comissão de Relações Internacionais, o Conselho Federal e outras entidades. Entre os dias 9 e 11 de novembro, o Campus Brésil 2014 reuniu, no Copacabana Palace, cerca de 200 advogados brasileiros e franceses com o objetivo de trocar experiências e estimular a cooperação entre profissionais e empresas dos dois países.

O secretário-geral da Seccional, Marcus Vinícius Cordeiro, participou da solenidade de abertura, representando o presidente da entidade, Felipe Santa Cruz. “Aprofundar esse tipo de parceria é aprofundar, cada vez mais, a democracia”, disse Cordeiro. O conselheiro federal pelo Rio de Janeiro Carlos Roberto Siqueira Castro também integrou a mesa, representando o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado. O presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB/RJ, Rodrigo Loureiro, destacou a influência francesa na formação do Brasil. “Este evento reúne duas das Ordens mais importantes do mundo, cuja história se confunde com as histórias de seus países”, completou.

Após a abertura, seguiram-se palestras com advogados franceses e brasileiros sobre temas como protecionismo, Direito Trabalhista, sistema tributário, a nova Lei Anticorrupção e meio ambiente. O procurador especial tributário do Conselho Federal, Luiz Gustavo Bichara, apresentou uma síntese do sistema tributário. A secretária-adjunta da OAB/RJ, Fernanda Tórtima, falou sobre a Lei Anticorrupção e responsabilidade penal das empresas e dos dirigentes. “No último relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, foi apontando que o Brasil não tem sequer um processo por corrupção contra uma empresa ou uma pessoa. Poderia não haver nenhuma condenação, mas não há nenhum processo”, apontou Tórtima, citando números de processos por corrupção, com condenações e absolvições, na França, Alemanha e, principalmente, nos Estados Unidos.