15/12/2014 - 18:18

COMPARTILHE

Após infestação de pombos, Fórum Trabalhista é interditado em Nova Iguaçu

15/12/2014 - 18:18

Após infestação de pombos, Fórum Trabalhista é interditado em Nova Iguaçu

No dia 11 de novembro, o Fórum Trabalhista de Nova Iguaçu foi interditado, por tempo indeterminado, pela Vigilância Sanitária. A medida se deu por conta de uma infestação de pombos. Dois magistrados e alguns serventuários pediram licença médica devido a problemas respiratórios oriundos da inalação das fezes secas dos animais. 

Para tentar amenizar os impactos da interrupção na agenda de audiências, a Seccional e a OAB/Nova Iguaçu ofereceram ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) um andar da sede da subseção para a realização de audiências dos processos digitais. Até o fechamento desta edição, conforme informou o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, o tribunal não tinha respondido à proposta. 

“Concordamos com o fechamento do prédio, até em razão do perigo para a saúde da população e dos profissionais que frequentam o local. No entanto, esperamos que a paralisação seja temporária e que todas as medidas para amenizar as consequências da interdição sejam postas em prática. A Ordem se coloca à disposição para a busca de soluções. Já oferecemos nossa subseção local e vamos agendar uma reunião com a presidência do TRT”, disse Felipe.  

Segundo a presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat), Beatriz Seraphim, os advogados que atuam na área do Direito do Trabalho dependem, em sua maioria, dos recursos oriundos das audiências. “Logo, a interrupção das atividades em Nova Iguaçu pode gerar graves prejuízos, ainda mais nesta época do ano”, alertou.  

A abertura da subseção apenas para as audiências das ações digitais deve-se ao fato de que há a possibilidade de os papéis dos processos físicos terem sido contaminados pela infestação, explicou o presidente da OAB/Nova Iguaçu, Jurandir Ceulin. “Decidimos abrir as portas da OAB para o TRT, pois temos a obrigação de zelar pelo trabalho dos advogados. Mas também devemos estar atentos à segurança das pessoas que participarão dessas audiências, por isso a restrição aos processos digitais”, destacou.

 O Fórum Trabalhista de Nova Iguaçu tem cinco andares e foi inaugurado há apenas dois anos. Por ele circulavam mais de 500 pessoas por dia. A inalação do excremento de pombos, em forma de poeira, pode causar meningite, criptococose, histoplasmose, salmonelose, omitose, dermatites, alergias e toxoplasmose.
 

Abrir WhatsApp