15/12/2014 - 17:19

COMPARTILHE

Campanha de incentivo à educação inclusiva

15/12/2014 - 17:19

Campanha de incentivo à educação inclusiva

Fim do ano, época de matricular filhos nas escolas. Mas para pais e representantes legais de crianças e jovens com algum tipo de deficiência, o acesso à educação não é tão simples. Segundo especialistas, é comum a recusa de instituições a receber estas crianças, alegando, principalmente, despreparo. De olho nesta realidade, a Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ, o Movimento Down, o Instituto Alana e o Coletivo dos Advogados do Rio de Janeiro (CDA) desenvolveram a campanha Escola para todos, educação inclusiva: O que os pais precisam saber. Plantões de atendimento, distribuição de cartilha explicativa e peças processuais, disponibilizadas na internet para servirem de exemplo a ações desta natureza são a base do projeto.

O lançamento oficial da campanha aconteceu no dia 28 de novembro, na sede da OAB/RJ, reunindo, além de seus idealizadores, integrantes da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI); do Ministério da Educação (MEC); e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Mas, desde o dia 12, o grupo vem realizando plantões de atendimento presencial com a equipe de advogados voluntários do CDA. 

A cartilha Educação inclusiva: O que os pais precisam saber está disponível no site www.movimentodown.org.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência, nos números (21) 2272-2053 ou 2272-2054.
 

Abrir WhatsApp