15/12/2014 - 18:21

COMPARTILHE

Livros do Mês

15/12/2014 - 18:21

Livros do Mês

Justiça trabalhista no Brasil 
Neste livro crítico à Justiça do Trabalho  – área responsável por mais de 15 milhões de ações à espera de decisões terminativas –, Roberto Monteiro de Pinho aponta as decisões tomadas por julgadores ao longo da via processual e de que forma elas afetam a doutrina e a jurisprudência, retratando uma sociedade refém de um sistema moroso. A obra é da editora Topbooks. Mais informações no site www.topbooks.com.br ou pelo telefone (21) 2233-8718.

Processo Penal comunicativo
A obra questiona o modelo processual penal brasileiro vigente e discute a forma como a comunicação, ou a falta dela, é percebida no cenário jurídico. Para isso, a autora Cláudia Aguiar Silva Britto se baseia em ideias do filósofo alemão Jürgen Habermas, conhecido por suas teorias sobre a racionalidade comunicativa e a esfera pública. Da editora Juruá. Mais informações no site www.jurua.com.br ou pelo telefone (41) 4009-3900.

Constituinte exclusiva
Sob o impacto das manifestações de junho e julho de 2013, o livro reúne pesquisadores do Direito sensibilizados com as causas populares que propõem reformas estruturantes para o Brasil a fim de se alterar o sistema político vigente, expondo um pensamento jurídico crítico engajado. Organizada por Luiz Otávio Ribas, a obra é da editora Expressão Popular. Mais informações no site www.editora.expressaopopular.com.br ou pelo telefone (11) 3522-7516.

Processo administrativo disciplinar contra magistrado
Tema pouco abordado em obras jurídicas, a aplicação de sanções a juízes de todos os graus e sua análise nos processos jurisdicionais são apresentadas com um levantamento minucioso não só da doutrina, como, sobretudo, das decisões dos tribunais relacionadas ao assunto. De autoria de Palhares Moreira Reis, o livro é da editora Consulex. Mais informações no site www.consulex.com.br ou pelo telefone (61) 2104-1277. 

Novos temas de arbitragem
Meio extrajudicial de solução de conflitos que vem ganhando cada vez mais importância no cenário nacional, a arbitragem é abordada de forma atual por José Antonio Fichtner, Sergio Nelson Mannheimer e André Luís Monteiro, que revisam, no livro, questões vitais para o desenvolvimento do instituto. Da editora FGV. Mais informações no site www.fgv.br/editora ou pelo telefone 0800-021-7777.

Negociação coletiva de trabalho com o Estado
A obra alerta para a necessidade de conduzir a teoria à prática, fornecendo o fundamento para que a figura dos operadores do Direito seja substituída com numerosas vantagens pela de militantes do Direito. Assim, Renato de Magalhães Dantas Neto busca que seu livro seja usado como instrumento para superar os obstáculos que se ergueram contra a negociação coletiva no setor público. Da editora Consulex. Mais informações no site www.consulex.com.br ou pelo telefone (61) 2104-1277.

Monografias e teses
A segunda edição do livro de Marli Aparecida da Silva Siqueira traz atualizações e revisões no texto que tem como objetivo auxiliar no processo de aprendizagem da pesquisa científica e suas formalidades acadêmicas, como as normas e técnicas para uma produção científica conforme as exigências da ABNT. Da editora Consulex. Mais informações no site www.consulex.com.br ou pelo telefone (61) 2104-1277.


Ebooks

Descasos 2 – uma advogada às voltas com o direito dos excluídos
Também disponível em versão física, o segundo livro da série da advogada criminal Alexandra Lebelson Szafir expõe a ineficiência do Direito Penal brasileiro contando casos, ou, como a autora prefere, descasos do sistema acompanhados por ela no exercício da advocacia pro bono, através de crônicas. A obra é da editora Saraiva. Mais informações e vendas pelo link http://goo.gl/JjvzIi

Direito à moradia adequada
A obra de Edésio Fernandes e Betânia Alfonsin contribui para a atualização do debate sobre a efetividade do direito humano à moradia no Brasil no Século 21, explicando de forma simples o que é esse direito, para quem serve e como pode ser defendido e efetivado. Da editora LTr. Mais informações e vendas pelo link: http://goo.gl/ED6Va2

Livro de cabeceiras

Dea Rita Matozinhos*

Danos colaterais: desigualdades sociais numa era global
De Zygmunt Bauman (Zahar, 2013), é o livro que está à minha cabeceira neste momento. O extraordinário sociólogo polonês volta todo o seu conhecimento e sensibilidade para as consequências do que chama “modernidade líquida”, ou “tempos líquidos”, ou “relacionamentos líquidos”: nada é feito para durar, e a facilidade de conectar e desconectar traz desastrosas consequências tanto para as relações pessoais e sociais quanto para populações inteiras deixadas a “lamber as feridas” quando o poder se transfere para área onde a fragilidade da política e das instituições locais lhe dará mais proveito. Adverte para o risco de avaliar a qualidade da estrutura da sociedade pela qualidade média das partes: “Uma ponte não quebra e cai quando a carga sobre ela ultrapassa a resistência média de seus vãos; cai muito antes, no momento em que o peso da carga supera a capacidade de uma das pilastras – a mais fraca”.
*Conselheira seccional
 

Abrir WhatsApp