15/12/2014 - 17:49

O que você acha do auxílio-moradia para os juízes?

15/12/2014 - 17:49

O que você acha do auxílio-moradia para os juízes?

Regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça em outubro, o auxílio-moradia dos juízes está dividindo opiniões no mundo jurídico. O benefício, que se estende a todos os magistrados do país que moram em lugares sem imóvel oficial à disposição, e vale inclusive para aqueles que possuem residência própria ou atuam em suas cidades de origem, tem como teto o mesmo valor pago aos ministros do Supremo Tribunal Federal: R$ 4.377. Na Tribuna livre desta edição, os advogados e estagiários que militam no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) disseram o que pensam sobre a questão.

Considerando a constante luta da advocacia pela equiparação entre as funções, esse é um tipo de benefício com o qual nós não temos como concordar. É um absurdo, foi simplesmente a forma que encontraram de ter um aumento salarial. Porém, a necessidade desse auxílio não corresponde à realidade.
Neuza Nazario, advogada, 64 anos

Essa questão foi pouco falada e acho que tem até um cunho político muito forte, tendo inclusive a decisão sido tomada na época das eleições. Sou completamente contra. Se o salário é alto ou baixo é outra questão, mas acho que não se pode subsidiar um aumento por aí, por meios indiretos.
Marcus Renan Nazário, advogado, 25 anos

É um beneficio concedido a uma classe muito específica, o que não deveria ser. Já que existe, todos deveriam ter direito a recebê-lo. Mas na verdade acho que não deveria existir nem para juiz e nem para nenhum outro servidor. No caso dos juízes então, o salário já é suficiente, fora os outros benefícios que eles têm.
Edmilson Pereira, advogado, 50 anos

Particularmente, sou contra, porque acho uma mordomia. Os magistrados já têm um salário ótimo e agora ainda contam com esse auxílio moradia. Acho o salário mais do que suficiente, ainda mais com os aditivos mensais que eles já têm.
Dewett Catramby, advogado, 59 anos

Como advogado militante, acho isso um absurdo. Em um país que vive nessa situação, com um salário mínimo dos menores do mundo, irrisório, a magistratura reivindicar um aumento salarial no Congresso e ainda ter esse tipo de benefício? É um penduricalho que não dá pra existir. O governo tem um gasto astronômico com essas regalias. Acho que o magistrado deve dar exemplo e não ficar pleiteando esse tipo de vantagem.
Guaraci Gonçalves , advogado, 66 anos

Sinceramente, eu concordo com o benefício. Não acho um valor jogado fora, acho justo. Mesmo com o salário deles sendo alto, que todo mundo sabe que é, o risco que eles correm é muito grande, a responsabilidade que eles têm é imensa. Se colocar na ponta do lápis o custo-benefício, mesmo sabendo que advogado ganha muito pouco, acho que a questão da segurança pesa.
Juliana Soares, advogada inscrita na OAB/SP

Isso é uma verdadeira afronta, não só à Constituição Federal quando trata da isonomia de tratamento, como também aos aspectos morais que devem existir na sociedade. Pelo menos é minha opinião, não acho que deva existir regalia específica para um setor.
Berkmans Gabriel , advogado, 50 anos

É complicado porque realmente, para chegar onde estão, os juízes estudaram, se prepararam. Devem ter direito a uma estabilidade. Só que com tudo o que já existe, acho conforto demais. Já há muitos benefícios, este é  desnecessário. O salário já daria conta.
Letícia Maria, estagiária, 19 anos