03/08/2018 - 20:59

Advogados comentam situação do Tribunal de Justiça

03/08/2018 - 20:59

Advogados comentam situação do Tribunal de Justiça

A agilidade no atendimento, com ênfase para as filas no Proger, e a lentidão na análise dos processos foram os assuntos mais comentados pelos advogados ouvidos no Tribunal de Justiça pela TRIBUNA. No próximo mês, nossa reportagem colherá depoimentos dos colegas que militam na Justiça Federal.

Lentidão

A lentidão é o principal problema aqui no TJ. Gostaria que fossem estudadas alternativas para a diminuição das filas e para melhorar o sistema de informatização. Aproveito para elogiar o espaço que a OAB/RJ disponibiliza para advogados e estagiários. Os computadores estão sempre funcionando e os funcionários são sempre solícitos.

Leonardo de Araújo Oliveira, 26 anos

Meta 2

Apesar do aumento de produtividade decorrente da Meta 2, estipulada pelo CNJ, vale ressaltar que isso não significa obrigatoriamente piora na qualidade. De fato, houve um crescimento no número de sentenças, o que de nenhuma maneira pode servir de desculpa para que decisões sejam proferidas sem o devido apreço e a análise do caso concreto.

João Paulo Bento, 28 anos

Convênio

Gostaria que fosse firmado um convênio para mandados de pagamentos com a Caixa Econômica Federal nos mesmos moldes do que já existe com o Banco do Brasil. Facilitaria muito a vida de alguns colegas.

Denise dos Santos Passos Silva, 47 anos

Informatização

O TJ precisa melhorar o sistema das Grerjs, que ainda tem muitos problemas. Sou a favor da modernização e informatização da Justiça, mas é fundamental que todas as mudanças tenham como objetivo facilitar a vida dos advogados.

Gustavo Eugênio Brito, 32 anos

Pagamentos

Tive problemas com os mandados de pagamentos do Banco do Brasil. Por duas vezes, o juizado emitiu e não foi depositado em conta. É duro pra mim, que trabalho na Baixada, ter que me deslocar até o Centro para resolver uma situação assim. Sugiro que o Tribunal fiscalize e cobre uma melhor prestação deste serviço.

Adriana Regina Guimarães, 30 anos

Protocolo

O Protocolo Geral do TJ precisa tomar alguma medida que efetivamente diminua o tamanho das filas. É preciso pensar em alguma melhoria que agilize o atendimento, já que, hoje, os advogados perdem tempo demais esperando.

Josemildo Felisardo da Silva, 54 anos

Morosidade

Deveria ser adotada alguma medida para acabar definitivamente com a morosidade nos tribunais. Os advogados sofrem com a demora da análise dos autos e de uma decisão final em relação aos processos.

Rosália Josefa de Figueiredo, 60 anos

Agilidade

O TJ precisa agilizar o atendimento aos advogados no que diz respeito à juntada de petições e despachos. Os advogados é que pagam por essa morosidade, já que os clientes nos cobram diariamente e não conseguem entender uma demora de três ou quatro meses para uma petição ser juntada ao processo, e mais 20 ou 30 dias para o despacho.

Antônio Alves de Oliveira Filho, 56 anos

Filas

É preciso diminuir as gigantescas filas do Protocolo Geral, principalmente no fim da tarde. As audiências também precisam ser marcadas em menor espaço de tempo, já que, com a demora, o advogado acaba se distanciando dos clientes. A conservação dos banheiros é outro ponto que poderia melhorar no TJ. Considero uma grande vitória o fim da revista aos advogados na entrada do Tribunal.

Gustavo Pereira, 36 anos