03/08/2018 - 20:59

Joaquim Nabuco e Sinhô são lembrados em debate e peça

03/08/2018 - 20:59

Joaquim Nabuco e Sinhô são lembrados em debate e peça

O Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) homenageia dois importantes brasileiros neste mês. No dia 13, acontecerá o debate Três visões de Joaquim Nabuco, em tributo ao pensador cuja morte completa cem anos em 2010. O evento será às 10h e contará com a participação do neto de Nabuco, José Thomaz Nabuco de Araújo Filho, além de Daniel Aragon, Alexei Bueno e George Ermakoff. A entrada é gratuita.

Já no dia 15, entrará em cartaz a peça No piano da patroa (foto), que marca os 80 anos de morte de José Barbosa da Silva, o Sinhô. O musical, de Roberto Bürgel, transportará a plateia até o ano de 1928 por meio de canções do próprio Sinhô, de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha e Villa Lobos. O espetáculo, com direção de Lena Horn, poderá ser conferido às quartas e quintas, às 19h. Os ingressos custam R$ 25. O CCJF fica na Av. Rio Branco, 241 - Centro. Mais informações pelo telefone (21) 3261-2550.

Justiça Federal expõe fotos de Ruy Santos

De 27 de abril a 13 de junho, o Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) vai expor imagens inéditas do cineasta e fotógrafo Ruy Santos, descobertas no Fundo Polícia Política do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. A mostra, organizada pela pesquisadora Maria Teresa Bastos, reúne registros feitos por Ruy na década de 1940, quando ele era militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Além das fotografias, também serão exibidos filmes pertencentes ao acervo do Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura (CTAV), da Cinemateca Brasileira e da Cinemateca do MAM. O ciclo incluirá ainda debates sobre a obra do artista, com a participação de cineastas e críticos, como Maurício Lissovsky, Antonio Fatorelli, José Carlos Avellar, Sérgio Sanz e Nelson Pereira dos Santos.

A mostra, com entrada fraca, poderá ser visitada de terça a domingo, das 12h às 19h. O CCJF fica na Av. Rio Branco, 241 - Centro. Mais informações pelo telefone (21) 3261-2550.