03/08/2018 - 20:59

Seccional terá equipe na Copa do Mundo de Futebol dos Advogados

03/08/2018 - 20:59

Seccional terá equipe na Copa do Mundo de Futebol dos Advogados

A OAB/RJ enviará pela primeira vez uma equipe para participar da Copa do Mundo de Futebol dos Advogados, a Mundiavocat, que em 2010 será realizada na Turquia, entre 28 de maio e 6 de junho. Bianual, o torneio reúne equipes de várias partes do Brasil e do mundo, e está na 15ª edição.

O presidente da Comissão de Esporte e Lazer, André Romero; o conselheiro federal e diretor do Departamento de Eventos, Marcus Vinicius Cordeiro; e o secretário-geral, Marcos Luiz Oliveira de Souza, são os responsáveis pela organização do time da OAB/RJ, que disputará a categoria Master, na qual os jogadores, além de serem advogados, deverão ter acima de 35 anos.

Segundo Marcus Vinícius, que no ano passado esteve na Turquia para um encontro com a organização do torneio, a competição terá a participação de mais de 50 equipes e cerca de 1.500 advogados. "A OAB/RJ foi especialmente convidada já que o Brasil e, principalmente o Rio de Janeiro, são reconhecidos mundialmente como potência do futebol, além de estarmos prestes a sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada", afirma. Em 2009, o Rio sediou a I America Lawyers Football Cup (Copa das Américas dos Advogados), que teve como campeão o time do Distrito Federal.

Para comandar a equipe da OAB/RJ na Turquia, será formada uma comissão técnica formada por Marcos Luiz (técnico), um preparador físico, um massagista e um auxiliar. De acordo com o secretário-geral, os jogadores serão avaliados durante um treinamento, e só depois definidos os participantes. "Convocamos uma reunião em março e apareceram mais de 30 interessados em disputar o torneio", salienta ele.

Paralelamente à competição de futebol, haverá eventos de congraçamento entre os participantes, que poderão, inclusive, levar suas famílias. Segundo André Romero, este é um dos principais objetivos do Mundiavocat: "É importante a integração entre advogados de diferentes locais e culturas, não só pelo lado humano como também pelo profissional."

O presidente da Comissão de Esportes faz questão de frisar que a Seccional não terá gasto algum com a participação no torneio, já que a viagem será custeada por patrocínios de entidades privadas e pelos próprios participantes.