03/08/2018 - 20:59

COMPARTILHE

Valença ganha Posto da Justiça do Trabalho

03/08/2018 - 20:59

Valença ganha Posto da Justiça do Trabalho

Valença ganha Posto da Justiça do Trabalho

 

Criado após reivindicação da subseção local, o Posto Avançado da Justiça do Trabalho em Valença já se encontra em pleno funcionamento. Agora, os advogados podem dar entrada nos processos trabalhistas sem ter que se deslocar até a Vara do Trabalho de Barra do Piraí - sobrecarregada com mais de 12 mil processos em andamento. O juiz-titular da Vara Trabalhista de Barra do Piraí, Sérgio Ricardo, atenderá em Valença uma vez por semana. Logo no primeiro dia de funcionamento, o Posto já contava com mais de mil processos peticionados.

 

Na avaliação do diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Ricardo Menezes, a criação do posto desafoga a Vara do Trabalho de Barra do Piraí, mas não é suficiente para extirpar a morosidade na justiça trabalhista da região. "A Justiça do Trabalho passa por problemas que vão além da comarca de Valença. São falhas estruturais que se repetem em todas as regiões. Não há sequer uniformidade nos procedimentos de juntada de documentos, cada vara e cada tribunal têm sua particularidade. Algo que funciona dessa maneira não pode dar certo", explica ele.

 

Para os advogados de Valença, a implantação do Posto do Trabalho veio em boa hora. A Comarca ainda não tem demanda suficiente para a implantação de uma Vara do Trabalho, mas os advogados sofriam com o deslocamento constante até outras regiões. "Apesar de a fase final dos processos permanecer em Barra do Piraí, não vamos mais nos deslocar com tanta frequência", salienta o presidente da OAB/Valença, Munir Assis.

 

O Posto Avançado do Trabalho de Valença foi instalado no Edifício Paris, ao lado do prédio do Fórum Regional. O espaço anteriormente ocupado pela 7ª Subseção foi cedido à Prefeitura. O Posto conta com quatro serventuários e funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.


Abrir WhatsApp