15/03/2016 - 17:14

COMPARTILHE

Apoio à luta da mulher advogada e à capacitação dos colegas

15/03/2016 - 17:14

Apoio à luta da mulher advogada e à capacitação dos colegas

FELIPE SANTA CRUZ

Neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a OAB/RJ anuncia seu compromisso com a campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) pela igualdade de gênero. A iniciativa surgiu em 2014, propondo um esforço global para que sejam removidas as barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir todo seu potencial. Esforço que cabe também a nós, homens.

A tag #elesporelas, força-motriz do movimento, é emblemática neste sentido. Espelha fielmente o propósito de que todos, juntos, estejamos empenhados na adoção de medidas que permitam esse avanço na direção da cidadania plena.
 
Na esteira da adesão à campanha da ONU, esta edição da TRIBUNA dedica oito páginas à análise dos avanços obtidos pelas mulheres nos últimos anos, salientando o crescimento da conscientização sobre o tema a partir dos debates nas redes sociais.

Outro destaque da revista é o lançamento, pela OAB/RJ, de cursos de pós-graduação lato sensu para a categoria com custos abaixo dos praticados no mercado. Trata-se de parceria de nossa Escola Superior de Advocacia (ESA) com a Universidade Cândido Mendes. Os cursos têm carga horária de 360 horas e contemplam inicialmente as áreas de Direito do Trabalho, Processo Civil, Direito Imobiliário e Direito do Consumidor.

Os valores são aproximadamente 50% menores, possibilitando que mesmo aqueles advogados que não dispõem de tantos recursos tenham acesso à capacitação. Ademais, os cursos são on line, o que permite a participação dos colegas do interior, que talvez tivessem dificuldade de vir até a capital para assistir às aulas. Esta, aliás, é uma das diretrizes de nossa gestão: assegurar aos advogados de cada município do estado as mesmas condições daqueles que militam no Rio de Janeiro.
 

Abrir WhatsApp