15/03/2016 - 17:22

COMPARTILHE

Compromisso com a igualdade de direitos

15/03/2016 - 17:22

Compromisso com a igualdade de direitos

#elesporelas
No mês dedicado às mulheres e à luta por igualdade de gênero, a OAB/RJ se une à iniciativa da ONU Mulheres e lança a campanha #ElesPorElas, convidando os advogados a se conscientizarem e se comprometerem a lutar contra o machismo na sociedade. O foco central do movimento é o entendimento de que esse assunto não é exclusivamente feminino e a parceria com homens e meninos é fundamental .

O presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, convoca os advogados fluminenses para essa batalha. “A advocacia precisa ser um ambiente modelo na questão da igualdade de gênero. Não podemos lutar pelos direitos humanos sem agir em conformidade com eles. Uma advogada deve ser remunerada e promovida com base nos mesmos critérios aplicados aos homens e sem precisar abrir mão de suas características próprias”.

Na OAB/RJ, o foco da campanha é a valorização da advogada no mercado de trabalho. Para a presidente da comissão OAB Mulher, Daniela Gusmão, o machismo na área jurídica impede que as profissionais ascendam em suas carreiras e, por isso, será preciso buscar apoio entre sócios de escritórios na luta por igualdade. “É preciso mostrar que os homens também são agentes da mudança. Temos que incluí-los na luta feminista. Queremos que fique nítido que essa é uma luta de todos e que, por estarmos em uma sociedade capitaneada por homens, enquanto eles não estiverem engajados nada vai mudar”, explica.

O primeiro passo será a capacitação das mulheres que integram a comissão. “Temos necessidade inicial de formação, então promoveremos alguns meses de conversas e aperfeiçoamento do discurso. Para isso, realizaremos seminários e discussões sobre a igualdade de gênero”, pontuou. Depois, a ideia é visitar escritórios e departamentos jurídicos de empresas para apresentar a campanha”, diz Daniela.

Para se aliar à mobilização, os sócios de escritórios e representantes de departamentos jurídicos assumirão três compromissos que buscam garantir a igualdade de gênero na advocacia e propiciar que mais mulheres cheguem à posição de sócias. 1) Busca de similaridade na remuneração de advogados e advogadas pelo mesmo trabalho. 2) Transparência nos critérios de promoção dentro das organizações, para que as mulheres possam chegar ao topo de suas carreiras. 3) Que não haja discriminação na contratação de advogadas.

Segundo Daniela, é importante que os escritórios analisem a quantidade de advogadas que são sócias e também se há diferença de remuneração entre mulheres e homens. “Não queremos que nos forneçam esses dados, mas que reflitam com base nesses números. A comissão estará a serviço desse assunto, debatendo isso onde nos abrirem as portas”.

A campanha #HeForShe é internacional e desde o seu lançamento, em setembro de 2014, centenas de milhares de homens de todo o mundo, incluindo chefes de Estado, diretores de empresas e celebridades de diversas áreas já assumiram compromisso com a igualdade de gênero.
 

Abrir WhatsApp