08/05/2015 - 15:46

COMPARTILHE

Acessibilidade atitudinal é tema de palestra

08/05/2015 - 15:46

Acessibilidade atitudinal é tema de palestra

A OAB/Mulher da Seccional realizou no dia 31 de março a palestra gratuita A acessibilidade atitudinal como chave para um Brasil mais igualitário, com a advogada integrante da comissão e militante da causa das pessoas com deficiência Deborah Prates. A mesa de abertura foi composta pelas presidentes da OAB/Mulher da Seccional, Rosa Maria Fonseca, e da OAB/Mulher da 32ª Subseção, Maria de Lourdes Pereira da Silva; e pela superintendente de Políticas Intersetoriais do estado do Rio de Janeiro, Ciomara Santos, que representou a subsecretária de Políticas para a Mulher e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Marisa Chaves.

Deborah Prates iniciou a palestra cumprimentando os presentes e falando ora ao microfone, ora fora dele, em exercício de acessibilidade atitudinal. “É bastante importante que as pessoas não estejam apenas integradas. Existe uma diferença entre integrar e incluir. Os deficientes podem estar integrados em um ambiente, mas não incluídos. É preciso inclusão”, explicou a advogada.

A ideia de acessibilidade, segundo Deborah, frequentemente é associada a questões físicas e arquitetônicas, como construção de rampas de acesso e banheiros adaptados às necessidades dos portadores de deficiência. “Mas um dos aspectos essenciais da noção de acessibilidade é aquele que envolve a mudança de comportamento das pessoas em relação ao tema”, disse.
 

Abrir WhatsApp