08/05/2015 - 16:20

COMPARTILHE

Livros do Mês

08/05/2015 - 16:20

Livros do Mês

 
Coleção Curso de Direito Civil
Recém-lançados, os cinco primeiros volumes da coleção completa sobre Direito Civil elaborada pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ) Marco Aurélio Bezerra de Melo, juntamente com o procurador de Justiça José Maria Leoni Lopes de Oliveira, abordam a Parte Geral, o Direito das obrigações e atos unilaterais, Direito dos contratos, Responsabilidade civil e Direito das coisas. O conjunto tem como proposta tratar do tema sob uma visão mais humanista. O lançamento dos últimos três volumes está previsto para janeiro de 2016. A editora é a Atlas. Mais informações no site www.atlas.com.br ou pelo telefone (11) 3357-9144.
 
Competência do juiz constitucional
O livro estuda a competência do juiz constitucional e os limites de sua atuação à luz da separação dos poderes e do controle de constitucionalidade. O estudo leva em conta um cenário em que o autor, Flavio Hiroshi Kubota, descreve a ocorrência frequente de mora legislativa, com os excessos na prática que chama de ativismo judicial por parte do Judiciário brasileiro. Da editora Juruá. Mais informações no site www.jurua.com.br ou pelo telefone (41) 4009-3900.
 
Prática previdenciária para empresas
A obra une a teoria de Direito Empresarial Previdenciário à prática dos autores Juliana Ribeiro e Felipe Clement como advogados e professores da área. Para explorar o tema, eles tratam de questões como o meio ambiente do trabalho e seus reflexos na carga tributária da empresa, o nexo técnico epidemiológico previdenciário, a relação tributária e jurídica em matéria de custeio previdenciário, e as práticas advocatícias que possibilitem a uma empresa ter redução nas contribuições sociais, permitindo uma ação contenciosa e consultiva do advogado na sua atuação. A publicação é da editora Quartier Latin. Mais informações pelo site www.quartierlatin.art.br  ou pelo telefone (11) 3101-5780.
 
Helênia e Devília
Escrito pelo professor de filosofia do Direito Luiz Fernando Coelho e editado pelo advogado Luiz Fernando Queiroz, o livro utiliza-se de duas utopias em oposição – a sociedade ética (Helênia) e a sociedade degradada (Devília) – para perpassar os conceitos originais dos direitos humanos e refletir criticamente sobre as crises que atingem a humanidade. Da editora Bonijuris. Mais informações no site www.bonijuris.com.br ou pelo telefone 0800-645-4020.

Justiça paralela
De autoria dos professores de Direito José Maria Terra e Thiago Fabres de Carvalho, a obra discorre sobre o processo histórico que resultou na diversidade das favelas cariocas e expõe as mazelas desse espaço social, abordando sua organização e a relação de oposição com relação à sociedade estatal. Propõe, ainda, debate sobre a existência de um contexto de efetivo pluralismo jurídico no cenário das comunidades onde atua o tráfico de drogas. O livro é da editora Revan. Mais informações no site www.revan.com.br ou pelo telefone (21) 2502-7495.
 
Códigos de Processo Civil comparado
A obra traz, em único exemplar, os dois códigos de Processo Civil (CPC): o de 2015 e o 1973, em projeto gráfico que permite ao leitor decidir qual texto será norteador da consulta apenas virando o exemplar: quando consultar o código de 2015, o leitor encontrará o novo texto na íntegra, e, logo abaixo, quando existente, a redação do artigo correspondente na legislação de 1973, em boxes separados, para facilitar a leitura. Invertendo o livro, terá à disposição o CPC de 1973, integralmente, e os artigos correspondentes do código de 2015. A editora é a Saraiva. Mais informações no site www.saraiva.com.br ou pelo telefone (11) 4003-3390.
 
Livro de cabeceira
 
Anderson Bussinger*

Karl Marx: A história de sua vida

Meu livro de cabeceira atualmente é Karl Marx: A história de sua vida, de Franz Mehring (Editora Sundermann).  Trata-se de uma consistente e bem escrita biografia abordando a fascinante história de vida deste grande pensador, como revolucionário e pessoa humana. Uma excelente sugestão de leitura, mesmo para os que não são marxistas como eu.

* Conselheiro, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ

Ebooks

Prostituição, lenocínio e tráfico de pessoas

No livro, Guilherme Nucci se propõe a tratar do delicado tema da prostituição sob o ponto de vista moral, considerando a imensa defasagem observada no mundo jurídico. Segundo o autor, que defende a legalização, o fato de o Estado fingir que ela não existe e de a sociedade demonizá-la abre caminho para que, entre outras consequências, os profissionais do sexo sejam vítimas do tráfico de pessoas. Em sua segunda edição, a obra traz um estudo mais aprofundado dos julgados dos tribunais brasileiros, permitindo ao leitor discernir entre o lícito e o ilícito na visão jurisprudencial. Da editora Forense, disponível também em versão física. Mais informações e vendas pelo link http://goo.gl/JpXCMg

Tribunal do júri
A sexta edição deste outro trabalho de Guilherme de Souza Nucci traz alterações, revisões e ampliação, com jurisprudência atualizada e novos comentários em situações peculiares, que pedem maiores esclarecimentos. A obra trata do tribunal do júri como instrumento de obtenção de direitos e garantias humanas fundamentais, apresentando um cenário completo do instituto no Brasil, além de um apêndice retratando a realidade de São Paulo, especificamente. Disponível também em versão impressa, a publicação é da editora Forense. Mais informações e vendas pelo link http://goo.gl/LuaP32

 



 

Abrir WhatsApp