03/08/2018 - 20:59

COMPARTILHE

Advogados comentam situação no Fórum Federal

03/08/2018 - 20:59

Advogados comentam situação no Fórum Federal

Advogados comentam situação no Fórum Federal

 

A reportagem da TRIBUNA esteve no Fórum Federal e apurou que a lentidão na tramitação dos processos continua sendo a principal deficiência apontada pelos advogados e estagiários que militam no local. Também foram citados pelos colegas a falta de funcionários e os problemas com o peticionamento eletrônico.

 

Morosidade

 

O maior problema é a morosidade dos processos. A demora dos juízes para despachar é absurda e, quando os processos estão finalizados pelo STF, ainda entram com a rescisória para procrastinar. A Justiça Federal está realmente muito lenta.

Dalmo Ribeiro - advogado - 55 anos

 

Demanda

 

Não tenho grandes críticas à Justiça Federal, mas acho que o maior problema que enfrentamos hoje é a grande demanda. É uma covardia o Judiciário ter uma mão-de-obra tão aquém do necessário. Precisamos de que o Judiciário abra as portas para pessoas que possam laborar junto à Justiça.

Marco Aurélio da Silva Brollo - estagiário - 48 anos

 

Agilidade

 

É preciso mais agilidade na tramitação dos processos. As causas demoram demais, por diversos motivos. Ora é a falta de funcionários, ora é falta de interesse das partes. Em suma, a grande reivindicação dos advogados hoje é uma maior eficiência do Judiciário como um todo, não apenas na Justiça Federal.

Marcos José Dantas - advogado - 39 anos

 

Burocracia

 

O problema principal da Justiça Federal é a demora na tramitação dos processos. Eu mesmo tenho um processo que foi distribuído mês retrasado e que até agora não foi apreciado. Essa burocracia, que tanto atrapalha o trabalho dos advogados, é, hoje, um entrave fundamental para o bom funcionamento da Justiça.

Kleber Dias Martins - advogado - 33 anos

 

OAB/RJ

 

Acho que a OAB/RJ está de parabéns pelas conquistas que vem conseguindo. A única reclamação que tenho a fazer é sobre os ônibus que fazem o transporte dos advogados entre os tribunais. Acho que deveria haver intervalos menores entre um e outro. Em relação à Justiça Federal, o problema é o de sempre: a morosidade dos processos.

Úrsula Guimarães Guerra - estagiária - 27 anos

 

Peticionamento

 

A única reclamação que tenho a fazer sobre a Justiça Federal é em relação ao peticionamento eletrônico, que, apesar de já estar em vigor há algum tempo, me parece não ter sido bem arquitetado, já que ainda apresenta um sistema frágil e falho. Não está funcionando bem.

Oriwaldo Rocha - estagiário - 28 anos

 

Saldo positivo

 

Na minha opinião, o atendimento na Justiça Federal é bom e relativamente rápido. Comparativamente, é bem melhor do que na Justiça Estadual. Apesar de ainda não ser ideal, o saldo da Justiça Federal, quanto aos serviços prestados, é positivo.

Murilo de Santana Santos - estagiário - 26 anos

 

Lentidão

 

A Justiça Federal é muito lenta. Isso, além de atrapalhar o trabalho cotidiano dos advogados, dificulta muito a relação dos profissionais com os seus clientes, já que eles acabam não entendendo a demora e cobram muito da gente. O que nós, advogados, pedimos é uma maior agilidade do Poder Judiciário, mais especificamente da Justiça Federal.

Núbia Marinho de Souza - advogada - 37 anos

 

Filas

 

Em geral, a prestação da Justiça Federal é melhor do que a Estadual, o que não a isenta, no entanto, de problemas. As principais deficiências, a meu ver, são o mau atendimento dispensado aos advogados e as imensas filas. Não são poucos os casos de magistrados que não nos recebem, ou o fazem de má vontade. O protocolo, por sua vez, conta com poucos guichês, o que provoca uma demora absurda no atendimento.

Katia Tajra - advogada - 33 anos


Abrir WhatsApp