03/08/2018 - 21:05

COMPARTILHE

Cartas do Mês

03/08/2018 - 21:05

Cartas do Mês

Participe
 
 Biblioteca digital

“Parabéns pela criação da biblioteca digital. Contudo, seria de contundente e excepcional valia caso fosse disponibilizada através de acesso a partir dos próprios escritórios dos advogados. Sugiro que seja feito um estudo para implementação desse canal de consulta”.
Carlos Alberto Baião (OAB/RJ 19.728)

N. da R: A diretoria da OAB/RJ informa que essa alternativa vem sendo estudada, mas, como o valor que a Seccional paga à Forense é por IP, torna-se excessivamente onerosa.

 Ponte Rio-Niterói

“Entendo que ninguém poderá tirar do presidente Costa e Silva o mérito de ter autorizado a construção da Ponte Rio-Niterói. O Betinho não tem nada a ver com essa ponte! A Comissão da Verdade deve pesquisar os dois lados: tanto os excessos dos militares, como os assassinatos dos guerrilheiros adeptos das ditaduras comunistas (...)”.
Marcos Moreira Ferreira (OAB/RJ 39.737)

 N. da R: O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, responde: “O colega tem o direito de defender essa tese. Na minha opinião, porém, aqueles que atentaram contra a democracia não devem receber homenagens. Ao contrário de Betinho, cuja vida é um exemplo para os brasileiros”.

PontoContraPonto

“A propósito do artigo Novo desenho vai contribuir para o incremento da explosão carcerária, de autoria do ilustre jurista e cientista criminal Luiz Flavio Gomes, gostaria de lamentar que o autor se revele desinformado ao dizer: “O Brasil é campeão mundial  na taxa de encarceramento”. Na realidade, considerando-se a importância econômica do país e sua participação entre os chamados Brics, nosso país figura no último lugar, segundo os números da ONU (...). 
                                                                 
Fosse simplificar, eu diria que maior número de presos corresponde a um menor número de assassinatos. Mas a questão é mais complexa. O país enfrenta variáveis importantes. O analfabetismo (10% da população), o crescimento demográfico, a leniência que herdamos da ditadura com a reforma do Código Penal do senhor Abi-Ackel, que nos presenteou com 1/6 da pena que permite a um simples homicida deixar a prisão cumpridos 365 dias de pena. Mostrar que a ditadura também é responsável pelo crescimento da violência me parece importante no momento em que amplos setores do país estão atribuindo esta tragédia ao sistema democrático. Como também é importante dizer que a categoria dos advogados não merece ser confundida com afirmações que não se apoiam na realidade”.
Ib Teixeira (OAB/RJ 85.713)

 TRT

“Quero agradecer, em nome dos advogados trabalhistas da Zona Oeste, pela brilhante gestão e pela iniciativa, junto à atual Presidência do TRT da 1ª Região, da assinatura de doação do terreno da Prefeitura em frente à Rodoviária de Campo Grande, no dia 9 de julho, para implantação de 10 varas do Trabalho, o que irá desafogar o TRT da Lavradio e atender reivindicação histórica da categoria, facilitando o trabalho os servidores e jurisdicionados”.
Marcos Soares de Sousa (OAB/RJ 107.158)
 
 Nas redes sociais
 
 
Cânticos ofensivos durante
corrida de militares

Marilea Costa Melo: Este ato merece todo o nosso repúdio!

‘Restrições podem tornar Lei de
Acesso à Informação letra morta’

Ivan Rodrigues: Será que o desembargador tem vergonha de que as pessoas saibam o valor de seu salário porque sua produtividade está baixa?
 

 
Exame de Ordem

ediomarestock: @OABRJ_oficial Passar no Exame pede duas coisas: uma boa faculdade e estudar! A favor do Exame de Ordem!

Abrir WhatsApp