12/02/2016 - 12:59

COMPARTILHE

Fome de leitura encerra primeira edição com 16 mil livros arrecadados

12/02/2016 - 12:59

Fome de leitura encerra primeira edição com 16 mil livros arrecadados

Articulada pela Caarj, em parceria com a organização Ação da Cidadania e o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), a campanha Fome de leitura movimentou a advocacia nos últimos meses estimulando a doação de livros infanto-juvenis para crianças carentes, e conseguiu obter, em sua primeira edição, 16 mil exemplares arrecadados.

Iniciada em novembro passado, a campanha teve adesão de editoras, escolas, escritores e organizações da sociedade civil que, além de doarem, abraçaram a iniciativa com depoimentos incentivando a prática e a leitura. As subseções da Ordem ajudaram com 43 pontos de coleta, formando, com os apoiadores, uma rede de contribuição na luta contra o analfabetismo funcional.

“A campanha superou todas as nossas expectativas, nos mostrou como esse tema desperta interesse e é bem recebido pela sociedade. Além dos 16 mil livros, acho que plantamos uma semente para o futuro”, afirmou o presidente da Caarj, Marcello Oliveira, agradecendo o engajamento da Ação da Cidadania na campanha, segundo ele, essencial para a visibilidade que o projeto ganhou: “Os parceiros sabem que estão doando para um trabalho sério, que dá continuidade às iniciativas do Betinho”.

Os livros arrecadados irão abastecer os 34 espaços de leitura e as 18 creches comunitárias que fazem parte da rede de comitês da ONG. Assessor especial da Ação, Daniel Souza disse se orgulhar do movimento criado em conjunto com a advocacia. “Depois de alguns anos sem realizar campanhas de arrecadação, temos a alegria dessa parceria com a Caarj. São muitas fomes que ainda persistem no nosso país, e a fome por uma boa educação talvez seja a mais emergencial. Esta campanha vai ser fundamental por apresentar os livros para as crianças e jovens dos comitês da Ação da Cidadania”, aponta.

Repetindo o feito conquistado na campanha Calor humano, quando foi a subseção que mais arrecadou agasalhos, a OAB/São João de Meriti também obteve o maior saldo de títulos arrecadados na “competição saudável” criada para o Fome de leitura, segundo Marcello. Frente à grande participação, o presidente da Caarj prometeu montar uma biblioteca jurídica na subseção vencedora. “Foi com muito empenho da nossa delegada Márcia Menezes, juntamente com a diretoria, que conseguimos uma excelente arrecadação. Divulgamos no site, falamos com os advogados da região e pedíamos a colaboração de todos nos eventos que participávamos. E já temos até um local para receber a biblioteca do advogado”, comemorou a presidente da subseção, Julia Vera de Carvalho.
 

Abrir WhatsApp