12/02/2016 - 12:49

COMPARTILHE

Pedrazzi assume a direção do DAS e propõe nova organização

12/02/2016 - 12:49

Pedrazzi assume a direção do DAS e propõe nova organização

NÁDIA MENDES
 
Promover a defesa de questões de interesse social nas subseções, com o apoio das comissões temáticas da Seccional, é o principal desafio do novo diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Carlos André Pedrazzi. Para realizar esse trabalho, ele contará com o apoio de oito coordenadores regionais, que vão facilitar o contato entre o departamento e os presidentes das subseções. Segundo Pedrazzi, o objetivo é responder de forma mais rápida e dar suporte às demandas locais. “Os coordenadores são ex-presidentes de subseções e já conhecem a dinâmica das regiões, tanto por conta do exercício da atividade profissional quanto por ter ciência da estrutura do interior, e terão um contato rápido com as diretorias locais”, disse. 

Denise de Paula, ex-presidente da OAB/Barra do Piraí, é a encarregada da região Sul Fluminense. A região da Costa Verde fica sob a coordenação de Fábio Ferreira, ex-presidente da OAB/Seropédica. Jefferson de Faria, ex-presidente da OAB/ Teresópolis, se encarrega da Região Serrana; Luiz Marques, ex-presidente da OAB/Bom Jesus do Itabapoana, é o coordenador da região Norte/Noroeste Fluminense; a Região Metropolitana fica a cargo de Ricardo Monteiro, ex-presidente da OAB/Cachoeiras de Macacu; as subseções situadas na cidade do Rio de Janeiro fazem parte da região Capital, coordenada pelo ex-presidente da OAB/Barra da Tijuca Ricardo Menezes; a Região dos Lagos fica sob coordenação de Samuel Mendes de Oliveira, ex-presidente da OAB/Rio das Ostras, e o ex-presidente da OAB/Magé Sérgio Ricardo da Silva é o encarregado da Baixada Fluminense. 

Para Pedrazzi, é dever da OAB/RJ se comprometer em encurtar as distâncias entre a capital e o interior e atuar no campo da cidadania, papel institucional da Ordem. “A defesa do exercício da profissão é fundamental. Para isto, atuaremos em harmonia com a Comissão de Prerrogativas. Além disso, priorizaremos a qualificação profissional, ampliando o trabalho da Escola Superior de Advocacia (ESA) ”. Nesse início de gestão, Pedrazzi está visitando todas as subseções para se apresentar e explicar aos presidentes a reestruturação que vem promovendo, bem como a função dos coordenadores, para que não haja dúvidas em relação às atribuições de cada um. 

Presidente da OAB/Nova Friburgo por duas gestões, Pedrazzi destaca que os presidentes das subseções conhecem bem o dia a dia dos advogados do interior. “Eles estão na ponta. Sabem como é a dinâmica do cotidiano do advogado do interior, frequentam o balcão das serventias dos cartórios, estão a par das necessidades dos colegas. Pretendemos dar maior dinamismo aos presidentes, propiciando a eles o suporte necessário para realizarem bem a atividade. Os coordenadores terão um acesso mais rápido e vamos trabalhar harmonicamente. Será uma equipe pensando na melhor forma de dar suporte aos colegas presidentes”, explica.
Pedrazzi presidia a subseção em 2011, durante a tragédia na Região Serrana, e acredita ter mais experiência após o ocorrido, especialmente pelo apoio dos colegas durante o caos em Friburgo. “Tivemos que tomar decisões rápidas, pensar em situações novas”, conta. Ele lembra que em uma época que a cidade estava devastada, o Colégio de Presidentes de Subseções foi realizado em Friburgo como forma de apoio à cidade que mais foi prejudicada com a tragédia. “Esse é um exemplo de como a OAB pode atuar e se unir”, considera. 

A reestruturação do Colégio de Presidentes é uma das bandeiras de trabalho da nova gestão do DAS. Oito reuniões zonais serão realizadas antes do encontro geral para adiantar a discussão de temas e aprimorar o funcionamento e estrutura das subseções. “Queremos qualificar o encontro justamente para sejam debatidas grandes questões. Pretendemos trabalhar o cotidiano da advocacia nas reuniões zonais e no contato direto com os coordenadores regionais”, afirma.

A primeira reunião de trabalho entre os oito representantes regionais e o DAS foi realizada na sede da OAB/RJ, em 29 de janeiro. Além da discussão de pautas para o Colégio de Presidentes, Pedrazzi explicitou a vontade de promover encontros nas subseções. “Diversas unidades passaram a ter conselho próprio e temos muitas diretorias eleitas pela primeira vez. Queremos otimizar o encontro entre os presidentes desde já, realizando palestras sobre assuntos como valorização das prerrogativas e ações da Caarj”, exemplificou, destacando as questões referentes ao meio ambiente como possíveis pautas de debate das subseções e da Seccional. “É um tema do momento e o próprio presidente Felipe Santa Cruz já demonstrou sua preocupação a respeito”, finalizou.

Abrir WhatsApp