06/06/2017 - 13:48

COMPARTILHE

Participação das mulheres no cooperativismo

06/06/2017 - 13:48

Participação das mulheres no cooperativismo

As comissões OAB Mulher e Especial de Direito Cooperativo (CEDC) da OAB/RJ realizaram, no dia 9 de maio, o seminário Cooperativismo: democracia econômica e de gênero, em parceria com o Sistema OCB/RJ e a Ibecoop. Ao dar início à atividade, o presidente da CEDC, Ronaldo Gaudio, ressaltou a importância da participação das mulheres no cooperativismo. “Esse é o momento de as mudanças se consolidarem. Existe protagonismo feminino dentro do cooperativismo, e isso está na história do setor. O livro lançado aqui é um exemplo”, afirmou, referindo a O pensamento feminino na construção do Direito Cooperativo, cujo lançamento foi realizado na abertura do seminário.

Na abertura, representando o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, a presidente da OAB Mulher, Marisa Gaudio, deu as boas vindas aos participantes e lembrou o papel da entidade no debate das questões importantes para sociedade. “Temos levado o tema da participação feminina aos espaços de discussão da Ordem, como o Colégio de Presidentes, e isso é inédito. Nós, mulheres –, sabemos como a inclusão desse assunto parece simples, mas não é. A sociedade tem o machismo muito arraigado, e com a OAB/RJ não seria diferente. Essa obra é a prova de que nós podemos, devemos e sabemos falar sobre o que quisermos”, resumiu ela. 

Durante o evento, foram debatidos temas como Reflexões em torno da reserva para a educação e formação cooperativas, cuja palestra foi da professora do Instituto Politécnico do Porto (Portugal) Deolinda Meira. 
 

Abrir WhatsApp