06/06/2017 - 13:27

COMPARTILHE

Seccional firma convênio para tornar Direito matéria do ensino médio

06/06/2017 - 13:27

Seccional firma convênio para tornar Direito matéria do ensino médio

Há algum tempo, discute-se na OAB/RJ a elaboração de um projeto que inclua conteúdo jurídico em matérias do ensino médio, com a intenção de fornecer aos alunos noções de cidadania e embasamento em relação a seus direitos e deveres. Essa ideia ficou mais próxima de se concretizar no dia 15 de maio, com assinatura de convênio entre a Seccional e o grupo educacional Eleva, que instituirá a disciplina Direito e Justiça em suas unidades.

 O convênio foi assinado pelo diretor-jurídico do Eleva, João Paulo Prado, e pelo presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, que vê a iniciativa como promissora. “É um primeiro passo que estamos dando, esperamos colaborar com a sociedade na conscientização e formação de cidadãos”, afirmou.

O Eleva tem, no Estado do Rio, 44 unidades, atendendo a mais de 25 mil alunos. Ficou acertado entre as partes que até o final de 2017 apenas a unidade de Botafogo oferecerá as aulas. O objetivo é ter, em 2018, uma ementa consolidada e que possa ser aplicada em todas as escolas do grupo.

Prado explicou que a matéria será eletiva, o que vai ao encontro da reforma do ensino médio promovida pelo governo federal, e que a intenção é tratar o Direito de forma ampla. “As instituições serão obrigadas a ter uma determinada carga horária com cadeiras extras, teremos condições, com isso, de explorar a base de cada uma das disciplinas do Direito”, disse, destacando que o enfoque principal será em questões ligadas à cidadania.

Um dos principais articuladores do convênio, o presidente da Comissão OAB vai à Escola, Luan Cordeiro, comemorou o desfecho positivo das negociações e lembrou a geração de postos de trabalho para advogados. “São quase 50 vagas para colegas, que poderão transmitir conhecimento aos jovens. Caso o aluno já queira seguir a advocacia, será muito útil a experiência. Caso ele não tenha essa intenção, ganhará da mesma forma, já que as lições darão embasamento para sua vida no geral”, considerou.

O presidente da Comissão de Prerrogativas e tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, também participou da reunião que selou o acordo.
 

Abrir WhatsApp