06/06/2017 - 13:26

Seccional recebe advogados do BNDES para debater prerrogativas

06/06/2017 - 13:26

Seccional recebe advogados do BNDES para debater prerrogativas

O presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira, e o vice, Diogo Tebet, reuniram-se no dia 17 de maio com um grupo de advogados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que procurou a Ordem em função da condução coercitiva de 37 empregados da instituição durante a operação Bullish, da Polícia Federal, deflagrada no dia 12 de maio para investigar a concessão de créditos ao grupo JBS. Houve muitas críticas ao procedimento, que atingiu funcionários do quadro técnico do banco.

“Ninguém é a favor da corrupção, ela precisa ser combatida. Mas não é assim que se faz. Advogados foram conduzidos e citados simplesmente pela sua atuação profissional, estão sendo criminalizados pelo exercício da sua função, tiveram suas casas revistadas, passaportes recolhidos. Inclusive, a decisão judicial que determinou as conduções e as buscas exigia a presença de representante da Ordem, o que não aconteceu”, criticou Luciano, com veemência.

Tebet destacou ainda que a opinião jurídica não pode ser criminalizada. “Os advogados dos BNDES são albergados pela Lei 8.906/94, distintamente dos demais funcionários analistas. Não podem, sob hipótese alguma, ser criminalizados e processados por emissão de opinião jurídica e pareceres”, completou o vice-presidente da Comissão de Prerrogativas.

A OAB/RJ aguarda a formalização, por parte dos advogados, de pedidos de habeas corpus e/ou de desagravos. Luciano Bandeira assegurou que a Ordem vai atuar em defesa de todos os colegas citados.