11/09/2017 - 15:55

COMPARTILHE

Advogados lotam OAB/Méier em posse de delegados de prerrogativas

11/09/2017 - 15:55

Advogados lotam OAB/Méier em posse de delegados de prerrogativas

Cerca de 150 colegas lotaram a sede da OAB/Méier, na tarde do dia 4 de agosto, durante a cerimônia de entrega de carteiras para 86 delegados da Comissão de Prerrogativas da subseção. O tesoureiro da Seccional e presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/RJ, Luciano Bandeira, foi quem passou os documentos às mãos dos novos colegas.

O investimento na estrutura de atendimento aos colegas que militam na região foi destacado pelo presidente da subseção, Jorge Gomes Rodrigues. “Trabalhamos diariamente para melhorar. Temos uma sede reformada, promovemos cursos e palestras e, hoje, damos posse a todos esses delegados. O movimento de advogados que passam por aqui e utilizam nosso suporte vem aumentando sensivelmente”, disse. 

Antes de entregar as carteiras, Luciano aproveitou a ocasião para explicar aos colegas as bases do sistema estadual de prerrogativas, que tem como um dos pontos principais a integração das comissões sobre o tema de todas as subseções. Ele abordou a criação de uma procuradoria exclusiva para cuidar de casos de desrespeito às prerrogativas, informou o telefone do plantão 24 horas, ressaltando a importância da atenção constante às violações de direitos, e apresentou o aplicativo para celulares Prerrogativas mobile, que permite denúncias de violação online, o acompanhamento dos procedimentos da comissão e o acesso às peças elaboradas. 

Outro ponto levantado por Luciano foi a necessidade de ação imediata dos advogados ao terem seus direitos atingidos. Além dos canais citados anteriormente, os 212 pontos de atendimento da Ordem em todo o Rio foram ressaltados. “Só podemos agir ao sermos provocados pelos colegas. Temos mais locais de apoio do que o próprio governo do estado”, lembrou.

“A estruturação foi o primeiro passo para darmos efetividade ao nosso trabalho, iniciado em 2016. Agora, a nossa luta será pela valorização da advocacia”, acrecentou Luciano, destacando a união da classe como fundamental para atingir este objetivo.  “Temos que cuidar uns dos outros, o desrespeito a um advogado deve incomodar todos. Nossa união deve começar pela busca de igualdade. As mulheres já são mais de 50% dos inscritos, é preciso que elas, cada vez mais, ocupem cargos e participem dos processos decisórios”, ressaltou.

O desgaste de várias categorias, inclusive a advocacia, junto à sociedade foi outro assunto abordado.  Luciano salientou que “é urgente que a população retome a imagem que um dia teve de nossa categoria, que resgate a relevância de nossa atuação em diversos momentos marcantes da história de nosso país”.
Compondo a mesa do evento, o vice-presidente da Caarj, Fred Mendes, saudou os novos delegados e falou sobre a importância do trabalho da comissão. “Vocês estão de parabéns, tenho certeza de que vão colaborar e cumprir com louvor a missão de defender as nossas prerrogativas”, disse. 

Finalizando a cerimônia, Luciano agradeceu o empenho de todos e afirmou que o ímpeto em trabalhar pela classe é um grande passo para a união dos advogados. “Vocês agora fazem ainda mais parte do sistema OAB”, concluiu.
 

Abrir WhatsApp