11/09/2017 - 16:26

COMPARTILHE

Centro Cultural Correios recebe duas  exposições com a temática corpo 

11/09/2017 - 16:26

Centro Cultural Correios recebe duas  exposições com a temática corpo 

Resultado de pesquisa teórica e prática desenvolvida na graduação em Pintura da Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ, a exposição coletiva O corpo como poética na pintura contemporânea mostra parte da produção de 16 artistas, entre eles docentes, discentes e graduados, que exibem trabalhos onde a linguagem pictórica está conectada à poética “corpo” em abordagens diversas.  

Cada artista direciona seus trabalhos de forma independente e original, mas segue uma mesma metodologia, que alia a analise semiótica da imagem à produção imagética, um campo híbrido entre as linguagens fotográfica e pictórica. Assim, como resultado, a exposição é uma produção plural, com abordagens estéticas diversas, desenvolvidas de modo a contemplar pesquisas individuais que se costuram a partir da pesquisa em grupo, da linguagem da pintura e da representação do corpo.   

Em Corpo e alma, o corpo se relaciona com os sentimentos. O artista Vinicio Horta usou o trecho do poema A arte de amar, de Manuel Bandeira, que diz: “Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo, porque os corpos se entendem, mas as almas não” para compor a exposição. As obras são inspiradas pelos caminhos, encruzilhadas e curvas do corpo humano. São pinturas em acrílica, de tamanhos diversos, todas realizadas em Londres, onde o artista reside desde 1977. 

A temática de relacionamento e sensualidade humana é uma constante em seu trabalho. O universo pictórico de Vinicio Horta envolve encontros e desencontros, nos quais desejo, temor, restrições e misteriosas promessas de amor são envoltas num clima ambíguo de prazer e dor, exibicionismo e até mesmo, de humor. Em suma, o artista traz à tona, sensações e emoções que são os elementos básicos e essenciais da tragicomédia da existência humana. 

É possível visitar as duas exposições até 22 de outubro de 2017, de terça-feira a domingo, das 12 às 19h. O Centro Cultural Correios fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro - Rio de Janeiro. Mais informações pelo telefone: (21) 2253-1580. A entrada é gratuita.
 

Abrir WhatsApp