11/09/2017 - 16:09

COMPARTILHE

Pesquisa da Caarj mostra quadro de saúde preocupante entre advogados

11/09/2017 - 16:09

Pesquisa da Caarj mostra quadro de saúde preocupante entre advogados

Após analisar 32 mil atendimentos realizados pelo Eixo Vida desde 2013, a Caarj constatou uma assustadora realidade envolvendo o estado de saúde dos advogados: 33% têm pressão alta, índice acima da média nacional, 25,7% da população, segundo dados do Ministério da Saúde. “O que descobrimos foi um quadro preocupante, que se reflete no ânimo do advogado para o trabalho”, afirma o presidente da Caarj, Marcello Oliveira. 

A pesquisa foi feita com base nos procedimentos registrados pelo Eixo Vida durante o projeto Prevenção itinerante e nas campanhas Paletó no verão, não! e de vacinação contra a gripe. Os números revelaram situações inusitadas: 25% dos advogados que relataram não ter problemas de pressão arterial apresentaram níveis altos durante seu exame.

Também foram avaliados índices como glicemia e taxa de sobrepeso, em que se constatou que 47% das mulheres e 48% dos homens apresentaram taxa de glicose alterada e que 77% dos colegas e 57% das colegas estão acima do peso. De acordo com o médico perito da Caarj, Hilton Duarte, que analisou os dados da pesquisa, a rotina da advocacia colabora para os quadros verificados. “O nível elevado de estresse devido às pressões e cobranças de quem está inserido no mercado vem desencadeando uma série de doenças e complicações físicas e psicológicas. A competitividade, somada ao sedentarismo e à má alimentação, compõem uma fórmula que pode prejudicar, e muito, a carreira de vários profissionais”, alerta.
De acordo com Marcello, a pesquisa ajudou a deixar claro que é necessário investir na prevenção de doenças, como a Caixa vem fazendo ao longo dos anos. “Os números mostram que estamos no caminho necessário para oferecer aos colegas possibilidades concretas de se evitar doenças, com a prática de atividades físicas e atividades preventivas de saúde. Quando levamos o Eixo Vida para os fóruns, com a aferição de pressão e a verificação de índices de glicose, estamos alertando para a importância de se manter os exames periódicos em dia. Da mesma maneira, ao investirmos nas atividades de estímulo aos exercícios físicos, como no Eixo Bem-Estar, estamos mostrando que atividade física é fundamental para manter a saúde”, pontua.

Mudança de vida
Vice-presidente da OAB/Nova Iguaçu, Hilário Franklin resolveu mudar os hábitos após passar por uma ação da Caarj, realizada pelo Eixo Vida, no Fórum da Pavuna. “Verifiquei minha glicose e ela estava em patamares altíssimos. Levei um susto”, lembra. A visita, feita em outubro de 2016, acendeu o sinal amarelo para o colega, que procurou ajuda médica. “Passei a me cuidar melhor. Hoje tenho acompanhamento médico, pratico jiu-jitsu no núcleo da Caarj na sede da nossa subseção e participo da Tenda Bem-Estar em Madureira”, comemora Hilário, que de lá para cá já perdeu mais de 50 quilos: “Não podemos brincar com a saúde”.

Abrir WhatsApp