11/09/2017 - 15:43

COMPARTILHE

Projeto Falando Direito tem aula inaugural na OAB/RJ

11/09/2017 - 15:43

Projeto Falando Direito tem aula inaugural na OAB/RJ

A aula inaugural do projeto Falando Direito Carioca – educação para a cidadania aconteceu no dia 17 de agosto, na sede da Seccional. A iniciativa, que já existe em outros estados e agora chega ao Rio de Janeiro, é uma parceria entre a Comissão OAB Vai à Escola da OAB/RJ e o Instituto Brasileiro de Educação em Direito e Fraternidade (IEDF). O objetivo é oferecer lições juridicas para alunos de escolas públicas fluminenses. Serão dois encontros por semana até novembro.

O presidente da comissão da Ordem, Luan Cordeiro, participou da abertura do evento. O palestrante foi o juiz Fábio Francisco Esteves, vice-presidente do IEDF, com a mediação da diretora regional, Valéria Kiffer, e da presidente do instituto, Sandra Taya. “Nossa história é marcada, desde o início da vida, por relações de direito. Tenho dez anos de caminhada nesse projeto, e essa é nossa proposta: fazer uma nova escola, para ajudar a construir uma sociedade livre, justa e solidária para todos”, afirmou Esteves.

A plateia foi composta por cerca de 60 estudantes, selecionados pelas diretorias dos colégios estaduais Souza Aguiar e Bairro Nova Aurora de acordo com critérios como, por exemplo, boas notas e assiduidade. A iniciativa se soma ao esforço da OAB/RJ em incluir conteúdo jurídico no Ensino Médio. Em maio, foi assinado um convenio entre a Seccional e o grupo educacional Eleva com a intenção de instituir a disciplina Direito e Justiça em suas unidades e oferecer aos alunos noções de cidadania e embasamento em relação aos direitos e deveres. O objetivo é ter, em 2018, uma ementa consolidada que possa ser aplicada em todas as 44 unidades do grupo no estado do Rio.
 

Abrir WhatsApp