11/09/2017 - 15:45

COMPARTILHE

Violência e segurança pública no Rio de Janeiro em discussão

11/09/2017 - 15:45

Violência e segurança pública no Rio de Janeiro em discussão

O aumento da violência no Rio de Janeiro e as propostas na área de segurança pública para enfrentá-la, principalmente no caso de as vítimas serem advogados, foi o tema central do debate Criminologia e vitimologia, promovido pela Comissão de Enfrentamento à Violência Contra Advogados (Ceva) da OAB/RJ no dia 14 de agosto.

Na abertura, o presidente da Ceva, Alexandre Ayres, explicou como se deu o surgimento da comissão, após o assassinato do diretor da OAB/São Gonçalo Wagner Salgado, em fevereiro. “A violência vem aumentando, principalmente contra advogados. Devemos falar e realizar eventos sobre o assunto, e temos aqui pessoas de muito conhecimento no tema”, afirmou. O presidente da Comissão de Política sobre Drogas da OAB/RJ, Wanderley Rebello Filho, também participou do evento, tratando dos principais aspectos da criminologia e da vitimologia.

O procurador-geral da Ordem, Fábio Nogueira, representou o presidente Felipe Santa Cruz na ocasião. “A política de segurança pública que temos é absolutamente inadequada, expõe os agentes. A OAB/RJ fará um grande ato em defesa dos policiais, chamando os profissionais para ouvir suas opiniões. É preciso dar um basta nisso”, disse Nogueira.

O presidente da Sociedade Brasileira de Vitimologia, Leonardo Ferraro, comemorou o fato de, segundo ele, a sociedade já não exaltar tanto o bordão “bandido bom é bandido morto”, e defendeu o ponto de vista das vítimas, que muitas vezes sofrem violências e, “ao buscarem respaldo do Estado, são ainda mais massacradas”.
 

Abrir WhatsApp