09/05/2017 - 17:37

COMPARTILHE

De arquitetura criativa a biquínis, CCBB traz duas novas exposições

09/05/2017 - 17:37

De arquitetura criativa a biquínis, CCBB traz duas novas exposições

A exposição Los Carpinteros: objeto vital apresenta, entre 3 de maio e 1º de agosto, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), obras inusitadas e cheias de significados produzidas com a utilização criativa da arquitetura, da escultura e do design, por um dos coletivos de arte mais elogiados da atualidade.

Com instalações grandiosas, Los Carpinteros – os cubanos Marco Castillo e Dagoberto Rodríguez – são conhecidos pelo forte apelo social das obras e pela crítica ácida, sagaz e bem-humorada. Os artistas questionam a utilidade das coisas e exploram o choque entre função e objeto. A exposição estreia no Rio de Janeiro depois de percorrer São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. 

A mostra é composta por mais de 70 obras: desenhos, aquarelas, esculturas, instalações, vídeos e obras site specific (criadas de acordo com o ambiente e com um espaço determinado). O público poderá acompanhar todas as fases do coletivo, desde a década de 1990 até trabalhos inéditos, feitos especialmente para a exposição no Brasil, a partir de ideias e desenhos anteriores. A curadoria é de Rodolfo de Athayde, da Arte A Produções.

“O objeto será o protagonista desta exposição, forçado a uma constante metamorfose pela ideia artística: imaginado em desenhos, projetado e testado nas maquetes tridimensionais ou alcançando sua vitalidade máxima como utopia realizada nas grandes instalações”, descreve o curador.

Também no CCBB, acontecerá a exposição Yes, nós temos biquíni, de 17 de maio a 10 de julho. A exposição apresenta os aspectos sociais, históricos e culturais de uma criação revolucionária no mundo da moda e a sua devida apropriação pelos brasileiros, transformando-a em objeto de desejo do mundo todo.

O traje biquíni nasceu na França em 1946, mas na cultura indígena sua origem vem de séculos atrás, como mostram as preciosas tangas marajoara do período pré-colombiano. Do pesado traje de banho do Século 19 às novas modelagens do Século 21, a exposição ressalta as mudanças de comportamento e conquistas da mulher nesse período, os padrões de beleza e sua relação com a arte.

A mostra, que conta com curadoria de Lilian Pace, traz ainda criação inédita de Nelson Leirner e obras de artistas como Beatriz Milhazes, Leda Catunda e Rochelle Costi; entre os fotógrafos, estão German Lorca, Thomaz Farkas, Bob Wolfenson, Cassio Vasconcellos, Claudio Edinger e Jacques Dequeker, além de trabalhos audiovisuais como os de Katia Maciel e Janaina Tschäpe e, claro, modelos icônicos de moda.

O CCBB, que funciona de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h, fica na Rua 1º de Março, 66, Centro. Mais informações no telefone (21) 3808-2020 ou pelo e-mail [email protected].

Abrir WhatsApp