09/05/2017 - 17:17

COMPARTILHE

Caarj lança segunda edição do programa Dose de Apoio

09/05/2017 - 17:17

Caarj lança segunda edição do programa Dose de Apoio

O programa Dose de apoio, idealizado pela Caarj, em parceria com as comissões de Políticas sobre Drogas da Seccional e da Subseção da Barra da Tijuca, chega à segunda edição buscando expandir e consolidar sua atuação. O projeto consiste em um programa de prevenção ao alcoolismo, que oferece curso de capacitação e formação de conselheiros em dependência química a advogados, familiares e estagiários do Direito, prestando informações e treinamento para que atuem como agentes multiplicadores de atendimentos por todas as subseções do Rio de Janeiro. O lançamento da nova etapa do Dose de apoio aconteceu no dia 17 de abril, no plenário da Caarj.

“Quando apostamos neste curso não imaginávamos a amplitude que teria. Já tínhamos a parceria com as comissões, o que nos garantia excelente qualidade técnica, mas realmente a resposta dos participantes superou nossas expectativas”, afirmou o presidente da Caarj, Marcello Oliveira.

Também presente, o presidente da Comissão de Políticas sobre Drogas da OAB/RJ, Wanderley Rebello, abordou a gravidade do problema e fez breve relato sobre suas experiências com dependentes químicos. “Meu envolvimento com o mundo das drogas nunca foi como usuário, mas começou quando entrei na faculdade e comecei a ver meus amigos serem presos. Defendi todos eles. Hoje, defendo seus filhos, seus netos, a coisa não tem fim. Nosso trabalho, portanto, não terá fim. Temos como objetivo diminuir os problemas que as drogas trazem”, disse.

Durante a cerimônia, foram certificadas as subseções de São Gonçalo, Leopoldina, Duque de Caxias, Bangu e Mendes, que enviaram participantes para a primeira edição do curso. Os presidentes da OAB/São Gonçalo, Eliano Enzo, e da OAB/Leopoldina, Talita Menezes, participaram do evento.

Marcello lembrou que o momento de crise por que passa o estado é um fator que pode acentuar ou até mesmo dar início a problemas com álcool. Ele destacou a troca entre os participantes do curso como fundamental para o sucesso obtido. “Vivemos um momento no qual diversos colegas, infelizmente, estão fechando as portas de seus escritórios. Estamos falando de uma questão que atinge a todos, mas muitas vezes o advogado autônomo, que não tem o suporte de uma empresa, fica mais vulnerável. Diversas pessoas não percebem ter o problema, mesmo que, em alguns casos, já façam da bebida uma solução para seus problemas. Além do conhecimento, as conversas passam uma melhor noção do que acontece”, explicou.

No primeiro curso foram formados 52 conselheiros, entre advogados e outros profissionais. Na edição atual, a intenção é aprimorar a assessoria técnica às subseções para realizar um mapeamento das redes locais de atendimento a dependentes químicos, além de investir na capacitação das comissões de políticas sobre drogas e na realização de reuniões periódicas. As aulas serão presenciais,  às quartas-feiras, às 18h, no plenário da Caarj.
 
Mais informações pelos telefones (21) 2277-2314 ou (21) 2277-2372. Para a lição inaugural foi convidado Marcos Miceli, psiquiatra da Unidade de Tratamento de Alcoolismo do Instituto Philippe Pinel.

Cronograma completo: 
3/05 - Aula Inaugural com Marcos Miceli, psiquiatra da Unidade de Tratamento de Alcoolismo do 
Instituto Philippe Pinel.
 
10/05 - As dimensões básicas do aconselhamento
 
17/05 - Dependência química: transtornos mentais e comportamentais
 
24/05 - Aspectos psicológicos e mecanismos de defesa no transtorno no uso de drogas
 
31/05 - Os 12 passos
 
7/06 - O cérebro e a neurobiologia dos comportamentos ligados ao uso de substâncias psicoativas
 
14/06 - Avaliação do paciente e anamnese
 
21/06 - Álcool e outras drogas
 
28/06 - A interface do AA e NA com a comunidade
 
5/07 - Rede de atenção aos usuários de drogas e as políticas públicas
 
12/07 - Conhecendo a política de redução de danos
 
19/07 - Drogas e criminalização
 
26/07 - Adolescência e medidas socioeducativas 
 
2/08 - Terapia de grupos e onde encontrar ajuda
 
9/08 - Comorbidades clinicas em pacientes com transtorno no uso de drogas
 
16/08 - A prevenção ao suicídio e a dependência química
 
23/08 - Codependência e tratamento familiar
 
30/08 - Arteterapia aplicada aos 12 passos
 
6/09 - Abordagem terapêutica em dependência química
 
13/09 - Tipos de internação e tratamento
 
20/09 - Prevenção a recaída
 
27/09 - Direitos humanos, justiça terapêutica e os direitos do dependente químico
 
4/10 - Atividade laboral e a dependência química
 
11/10 - Redes públicas e privadas de atenção ao dependente químico
 
18/10 - Encerramento do curso
 
 

Abrir WhatsApp