09/05/2017 - 17:10

COMPARTILHE

Cacique recebe Medalha Chico Mendes por indicação da OAB/RJ

09/05/2017 - 17:10

Cacique recebe Medalha Chico Mendes por indicação da OAB/RJ

O cacique Babau, líder da etnia Tupinambá na comunidade da Serra do Padeiro, Bahia, recebeu a Medalha Chico Mendes de Resistência, por indicação da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB/RJ, na 29ª edição do evento promovido pelo Grupo Tortura Nunca Mais (GTNM), dia 3 de abril. Além de Rosivaldo Ferreira da Silva, o cacique Babau, outras nove pessoas foram laureadas. Houve também homenagem especial às lutas pela educação no Estado do Rio de Janeiro – representada pelo grupo Ocupa Uerj.

 “Nunca é demais registrar que realizamos essa atividade também para lembrar o 53º aniversário do golpe militar de1964. Traços desse período ainda marcam nossa realidade, a militarização de nosso sistema de segurança pública vem de muito tempo. Enquanto isso permanecer, vamos resistir” disse o presidente da comissão, Marcelo Chalréo, ao abrir a solenidade.

Além de Babau, receberam a medalha o grupo Chacina Nova Brasília 1994-1995 (RJ); o professor Edson Passetti; o fotógrafo Evandro Teixeira; a desaparecida política Heleny Guariba (in memoriam); o diretor e dramaturgo João das Neves; o coordenador da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) Renato Nathan (in memoriam); a fundadora e militante do GTNM Maria Alice Bráz (in memoriam); a juíza federal Salete Maccalóz (in memoriam); o desaparecido político Sérgio Furtado (in memoriam); e o membro do movimento operário Washington Costa (in memoriam).

Há 29 anos, a Medalha Chico Mendes de Resistência é entregue a pessoas ou entidades que lutam ou lutaram em defesa dos direitos humanos.
 

Abrir WhatsApp