09/05/2017 - 17:38

COMPARTILHE

Dica do mês: Uma bem-vinda revista sobre livros

09/05/2017 - 17:38

Dica do mês: Uma bem-vinda revista sobre livros

MARCELO MOUTINHO
Os espaços para a crítica de livros, no Brasil, têm minguado nos últimos anos. Bastaria esse motivo para que saudássemos a chegada da revista Quatro Cinco Um. Mas a nova publicação merece elogios também pelo que propõe em termos de conteúdo e registro. Quanto ao primeiro item, a pauta, porque não vai se limitar à esfera da ficção, passando por obras das áreas da política e da economia, por exemplo. Com relação ao aspecto formal, pela declarada busca por trazer sempre análises de fácil compreensão ao leitor não iniciado.

Editada pelos jornalistas Paulo Werneck, ex-curador da Festa Literária Internacional de Parati (Flip), e Fernanda Diamant, a Quatro Cinco Um será inicialmente distribuída aos assinantes da revista Piauí, como encarte, por seis meses. Em paralelo, haverá venda avulsa em livrarias e planos de assinatura.

O primeiro número terá 40 páginas e, entre resenhas e indicações de leitura, contemplará cerca de 200 títulos. O título da revista alude ao romance Fahrenheit 451, de Ray Bradbury – a temperatura de 451 graus Fahrenheit, que equivale a 233 graus Celsius, é aquela na qual o papel entra em processo de combustão.

Abrir WhatsApp