09/05/2017 - 16:46

Você acha que a Justiça do trabalho vem sendo precarizada?

09/05/2017 - 16:46

Você acha que a Justiça do trabalho vem sendo precarizada?

Em 2016, a Justiça do Trabalho sofreu cortes drásticos no orçamento – cerca de 30% nas despesas de custeio e de 90% dos recursos de investimento –, o que levou a protestos da Ordem, da magistratura e de diversas entidades. Por outro lado, houve aumento do desemprego, em função da crise econômica, e aumentou o número de ações tramitando na área. Com a reforma trabalhista em curso no Congresso – a terceirização seria um primeiro passo –, muitos advogados e juízes passaram a alertar para a grave situação dessa Justiça especializada.
Diante desse cenário, a TRIBUNA foi perguntar a opinião dos advogados.

“Acho que a Justiça do Trabalho é totalmente ineficiente. O custo dela é quatro ou cinco vezes maior do que todas as indenizações já pagas. Não há uma prestação jurisdicional de fato. Seria mais lógico usar esse investimento de seu custeio para criar um fundo e indenizar os trabalhadores. A Justiça trabalhista é mais célere que a comum, mas é contraproducente para a nação. Os magistrados deveriam estar atendendo em outros tribunais.”
Delio Aloisio de Mattos, advogado

“Minha maior insatisfação com a Justiça do Trabalho é quanto ao sistema eletrônico. Em comparação com a Justiça Federal, é horrível. É difícil de trabalhar, o sistema está sempre caindo. Estou aqui na OAB/RJ hoje para resolver um problema do sistema eletrônico que não consegui lá. E as mudanças que se anunciam na legislação trabalhista também são  preocupantes, a gente não sabe como vai ficar.”
Simone Paes da Fraga, advogada

“Acho que a Justiça do Trabalho está sendo muito precarizada. Não atuo diretamente nessa área, mas acompanho alguns casos e vejo que, em certas situações, espera-se anos por um resultado. Muito difícil trabalhar assim. Podia melhorar, tanto para os advogados quanto para as partes.”
Nancy Fernandes, advogada

“Ela vai acabar, se depender desse governo, que nem é um governo na minha opinião. O Brasil sempre foi dos patrões, de certa forma, e claro que a Justiça do Trabalho é uma conquista histórica do povo brasileiro, que deve ser preservada. Tem muito que melhorar porque os juízes são elitistas, não são trabalhadores urbanos, e nem sempre conseguem alcançar a realidade do trabalhador brasileiro – e da trabalhadora, sobretudo, porque a realidade da mulher é outra. Com a reforma e a perda das conquistas da CLT, que já são poucas, estamos no caminho errado.”
Antonia Pereira Gay, advogada

“Creio que está sendo muito precarizada. Muitas vezes o advogado se depara com situações difíceis e, embora haja o sistema eletrônico e a chance de resolver pela internet, acaba tendo que ir presencialmente.”
Leonardo Lichote, advogado

“Com essas últimas mudanças, acredito que a Justiça do Trabalho está sendo valorizada. Vai melhorar a relação trabalhista, e melhorando essa relação há benefício para advogados e partes.”
Almerindo Romero Pereira, advogado

“Está mais atenciosa com os advogados, procurando ouvir os profissionais. Os próprios servidores têm ajudado bastante o nosso trabalho, no meu entender, tanto na capital quanto na Baixada Fluminense, onde atuo.”
William de Oliveira Mambreu, advogado