03/08/2018 - 21:02

OAB/Ceará prepara advogados para processo eletrônico e cobra melhorias no Judiciário local

03/08/2018 - 21:02

Desde o início de sua gestão, o presidente da OAB/CE, Valdetário Monteiro, assumiu duas bandeiras: a defesa das prerrogativas e a ampliação e melhoria dos serviços, preparando os advogados para as mudanças do Judiciário com a virtualização dos processos. A partir dessas diretrizes, Valdetário promoveu iniciativas como a criação do Portal da Transparência da seccional e o movimento Justiça Já. Preocupado com o aumento expressivo do número de inscritos e em realizar as mudanças de dentro para fora, a OAB/CE decidiu dinamizar seus processos internos. “Fomos a primeira OAB do Brasil com tramitação do processo administrativo disciplinar 100% virtual”, garante Valdetário. Para isso, a diretoria promoveu a capacitação de todo o conselho seccional, do Tribunal de Ética e Disciplina e de mais de 50 servidores.

Para Valdetário, o primeiro passo foi dado. Ele afirma que, para que a advocacia possa dar uma resposta às crescentes demandas, é fundamental que o Judiciário, sobretudo o Tribunal de Justiça do estado, consiga, também, atualizar sua estrutura, tornando virtuais todos os processos e acelerando os julgamentos. O movimento Justiça já veio justamente para cobrar eficiência. “Fizemos um grande ato cívico em frente ao fórum. O presidente do Conselho Federal, Ophir Cavalcante, esteve presente e nos deu todo o apoio. Reivindicamos maior agilidade, contratação de novos servidores, abertura do Judiciário e, também, a criação de mais varas do Trabalho”, destaca Valdetário.

Para minorar as dificuldades da transição para o processo eletrônico, a seccional firmou convênio com o TJ/CE, assumindo a responsabilidade de fornecer, gratuitamente, cursos de capacitação para que advogados e estagiários aprendam a utilizar o novo sistema. Além disso, também estão sendo oferecidos cursos a distância por meio da TV Web, acessada pelo site da entidade. Em 2010, a seccional cearense criou o Portal da Transparência, que disponibiliza em tempo real a gestão dos recursos. “Ao mostrar como o dinheiro está sendo gasto, a OAB/CE passa segurança e tranquilidade aos colegas. Eles sabem quanto pagaram de anuidade, e é justo que tenham conhecimento do que está sendo feito com o dinheiro”, agumenta Valdetário.