03/08/2018 - 20:59

03/08/2018 - 20:59

OAB/RJ e Ferj premiarão torcida que se destacar na promoção da paz nos estádios

Eduardo Sarmento

"É papel da OAB defender a paz nos estádios. Queremos firmar um conceito para que as torcidas não se considerem inimigas, apenas adversárias momentâneas". Com essas palavras, o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, anunciou o prêmio Torcida Legal 2010, que será entregue à torcida que se destacar na promoção da paz nos estádios, durante o Campeonato Estadual.  A premiação é uma parceria da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) com a OAB/RJ.

O anúncio foi feito no dia 24 de janeiro, antes do clássico Botafogo x Vasco, no Estádio João Havelange (Engenhão). Além de Wadih, estiveram presentes o secretário-geral da Seccional, Marcos Luiz Oliveira de Souza, o presidente da Comissão de Esportes e Lazer - e idealizador do projeto -, André Romero, e o advogado da Ferj, Sandro Trindade, que representou o presidente da entidade, Rubens Lopes.

Segundo Marcos Luiz, a OAB/RJ vai confeccionar cartilhas, contendo os direitos e deveres das torcidas com base no Estatuto do Torcedor, para a distribuição nos estádios. Além disso, a Federação e a OAB/RJ formarão uma comissão com representantes do Juizado Especial Criminal (Jecrim), do Ministério Público, do Tribunal de Justiça Desportiva, da advocacia e do Grupamento Especial de Policiamento em Estádio (Gepe) para comparecer aos principais jogos, avaliando a atuação das torcidas. A pontuação será atribuída de acordo com o número de registros de ocorrências nos estádios e em seu entorno em dias de jogos.

André Romero frisou que a premiação não tem relação direta com a festa ou o visual das torcidas, e sim com a diminuição da violência. "Queremos que as famílias voltem a frequentar os estádios em paz como antigamente", disse ele. A divulgação dos vencedores e a entrega dos prêmios acontecerão após o campeonato, na festa de encerramento que a Ferj realiza todos os anos.