03/08/2018 - 20:59

OAB/RJ participa do Fórum Social Mundial

03/08/2018 - 20:59

OAB/RJ participa do Fórum Social Mundial

Evento reuniu representantes de 39 países e teve como objetivo refletir sobre os impactos da crise econômica internacional nas relações de trabalho

A OAB/RJ foi a única seccional presente, além da anfitriã OAB/RS, na 10ª edição do Fórum Social Mundial, realizada entre os dias 25 e 29 de janeiro, no Rio Grande do Sul. A Seccional do Rio foi representada pelo vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Marcelo Chalréo, que participou dos debates, priorizando os que tratavam de trabalho e cidadania.

O evento, que contou com representantes de 39 países e mais de 35 mil participantes, teve como principal objetivo refletir sobre a estruturação do mercado de trabalho e os impactos sofridos pela crise econômica internacional nas relações de trabalho e nos ambientes laborais.

Entre os temas discutidos, destacaram-se a necessidade de regulamentação do teletrabalho - exigência, cada vez maior, de o empregado trabalhar online após o expediente formal -, a promoção da igualdade e o combate à discriminação no ambiente de trabalho e a proteção dos empregados contra atos antissindicais.

Chalréo declarou ser de extrema importância a preservação da dignidade do ser humano e o cumprimento das normas trabalhistas. "O respeito à saúde e a busca incessante de melhorias das condições e do ambiente de trabalho são direitos sociais e humanos de todos", afirmou ele.

Também participaram do Fórum o presidente Lula; o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o secretário da Reforma do Judiciário, Rogério Favreto, e o presidente do Conselho Federal, Cezar Britto.