22/01/2013 - 15:44

COMPARTILHE

Evento na OAB/RJ ressalta bravura da advocacia durante ditadura militar

22/01/2013 - 15:44

Evento na OAB/RJ ressalta bravura da advocacia durante ditadura militar

Da ocupação do estádio Caio Martins aos relatos emocionados sobre a morte de uma presa política, a sessão solene promovida pela Comissão Nacional da Verdade (CNV) e pela OAB/RJ, em dezembro, em homenagem a advogados de presos políticos, foi marcada por lembranças do período da ditadura militar e da atuação da advocacia. No evento, realizado na sede da Seccional no mesmo dia da homenagem a Sobral Pinto, foram colhidos relatos que serão aproveitados pelo grupo de trabalho Ditadura e Sistema de Justiça, da CNV.
 
Ao abrir o encontro, o então presidente da Seccional, Wadih Damous, ressaltou a coragem dos advogados presentes, observando que alguns também estiveram nas condições de vítimas: “Esses relatos reconhecem a importância da advocacia, que na época não era somente um exercício profissional, era um exercício de bravura, de desprendimento”, disse Wadih.
 
Participaram do evento os advogados Alcione Barreto, Eny Raimundo Moreira, Manoel Martins, José Carlos Tórtima, Modesto da Silveira, Dyrce Drach, Terezina Gentile, George Tavares, Técio Lins e Silva e Rosa Cardoso – esta, integrante da CNV, deu depoimento por ter defendido militantes, como a presidente Dilma Rousseff.
 
A mesa foi formada pela então presidente da Comissão de Direitos Humanos da Seccional, Margarida Pressburger, pelo coordenador da CNV, Cláudio Fonteles, e pela presidente do grupo Tortura Nunca Mais, Vitória Grabois, além de Rosa e Wadih.

Abrir WhatsApp