22/01/2013 - 14:02

COMPARTILHE

Fernanda Tórtima, Secretária-adjunta: Dedicação ao trabalho e destaque à frente da Cdap

22/01/2013 - 14:02

Fernanda Tórtima, Secretária-adjunta: Dedicação ao trabalho e destaque à frente da Cdap

Fernanda Tórtima, secretária-adjunta da Seccional, destacou-se à frente de um dos principais órgãos da entidade, a Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas. Na presidência da Cdap, na qual será mantida nesta gestão, teve atuação praticamente sem precedentes na história da Ordem em defesa dos direitos dos advogados.
 
Capaz de executar várias tarefas paralelamente, Fernanda se divide entre o trabalho na OAB/RJ – preside a comissão e é conselheira desde 2010 - em escritórios no Rio e Brasília e, até pouco tempo, em sua função na Subcomissão de Crimes e Penas da Câmara dos Deputados, criada para propor uma nova organização e uniformização das leis penais vigentes, cujo relatório ainda tramita na Câmara. Eventualmente, ainda atua como professora visitante de pós-graduação na Universidade Cândido Mendes.
 
No pouco tempo livre que sobra, gosta de praticar atividades de contato com a natureza: “Estar perto do mar é algo que renova minhas energias para encarar o estresse do dia a dia”.
 
Advogada criminalista, formada pela PUC-Rio em 2002, Fernanda desde cedo demonstrou sua dedicação ao Direito Penal, atuando como monitora na faculdade e começando a estagiar já no primeiro período no escritório do qual hoje é sócia: Tórtima Advogados Associados.
 
Pós-graduada em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra e com mestrado em Direito Penal pela Universidade de Frankfurt (Alemanha), foi também professora da UFRJ e integrou o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RJ em 2009.
 
Em sua administração na Cdap, alcançou números impressionantes, que demonstraram talento para montar uma equipe de sucesso. De 2010 a 2012, realizou 5.165 despachos, 4.179 ofícios, 206 reuniões com advogados requerentes, tendo a comissão entrado com 72 medidas judiciais. “Quando assumi a Cdap, pensei em formas de evitar a burocracia e organizar a equipe. Investimos principalmente na profissionalização e na contratação de pessoas”, conta Fernanda.
 
Como secretária-adjunta, diz que usará a experiência adquirida nos anos à frente da comissão: “A secretaria tem muita relação com as questões das prerrogativas dos advogados e isso me ajudará a auxiliar o secretário-geral da melhor forma”. Segundo ela, uma das principais características da nova gestão será o olhar para o futuro: “Continuaremos o trabalho realizado por Wadih Damous, mas com muito ânimo para ideias novas”.
 

Abrir WhatsApp