22/01/2013 - 15:15

Macello Oliveira, Presidente da CAARJ: Espírito empreendedor e disposição para criar novos projetos na Caixa

22/01/2013 - 15:15

Um empreendedor. Assim pode ser de finido o novo presidente da Caarj, Marcello Oliveira. Com um histórico
de bons serviços prestados à OAB/RJ, na nova função ele pretende dar continuidade ao trabalho realizado por Felipe Santa Cruz à frente da Caixa e criar uma série de novos projetos, voltados principalmente à saúde dos advogados.

Marcello graduou-se em Direito na PUC-Rio, em 1997. Foi um dos líderes do movimento estudantil de sua faculdade na época do impeachment do ex-presidente Fernando Collor. Além de organizar a participação dos estudantes nas passeatas, presidiu, na PUC-Rio, o Centro Acadêmico de Direito e foi coordenador-geral do DCE. Após a graduação, atuou em sindicatos de professores.

Dedicou sua carreira às áreas cível e empresarial e à prática de advocacia consultiva. “Minha atuação profissional está constantemente voltada ao desenvolvimento de novos projetos nessas áreas”, afirma Marcello. Além disso, foi professor por cinco anos, tendo lecionado Processo Civil e Direito Falimentar na graduação e Direito Privado na pós-graduação da PUC.

Seu espírito empreendedor o levou, há cerca de cinco anos, a deixar um tradicional escritório do Rio de Janeiro, onde atuou por uma década, para constituir a própria banca. “Gosto muito do que faço, do meu trabalho na advocacia, e queria muito ter meu próprio escritório. Não foi nada fácil sair de uma estrutura organizada em que poderia ter uma vida confortável por muitos anos para optar por desenvolver meu próprio negócio. E hoje luto diariamente pelo seu crescimento”, conta.

Na OAB/RJ, foi presidente da Comissão de Exame de Ordem entre 2007 e 2009, quando promoveu uma profunda reformulação na prova, mudando o formato de sua aplicação e introduzindo critérios isonômicos de correção, que eliminaram a possibilidade de favoritismos. “Criamos um processo verdadeiramente transparente, recebendo todos os candidatos que nos buscaram para narrar suas dificuldades”, ressalta.

Em 2010, Marcello foi eleito tesoureiro da Seccional, cargo no qual idealizou e executou políticas como a implementação dos sistemas da Totvs de controle financeiro, contábil e orçamentário – tornando a OAB/RJ a primeira seccional a implantar semelhante mecanismo de controle das contas – e de processo eletrônico de seleção e inscrição, além de políticas financeiras que garantiram mais isonomia entre os advogados.

No mesmo ano, assumiu a Coordenação Geral das Comissões da OAB/RJ. Na função, incentivou a criação e o desenvolvimento de comissões como as de Direito Ambiental, Igualdade Racial, Pessoas com Deficiência e Direito Homoafetivo, grupos que se destacaram nesse período.

Coordenou também, na Ordem, projetos como o Fique digital, a Campanha pela Memória e pela Verdade e a rede de cursos telepresenciais da Escola Superior de Advocacia (ESA), além de ter idealizado formas de discussão de direitos sociais e das minorias na entidade.

Em sua gestão na Caarj, Marcello planeja seguir duas linhas de ação: a primeira, de continuidade da política adotada nas últimas gestões da Caixa, e a segunda, de implantação de novos projetos direcionados ao jovem, à mãe advogada e ao advogado da terceira idade.

“A Caarj de hoje é completamente diferente da que encontramos há seis anos. A instituição saiu de uma situação catastrófica, com dívidas astronômicas e absoluto descontrole de suas contas. Era uma entidade que socializava prejuízos, mas não os benefícios. O trabalho que se realizou nesses últimos anos na Caixa não tem paralelo em outras seccionais”, afirma ele, citando o oferecimento do plano odontológico como um projeto vantajoso para a advocacia: “Os programas adotados nas últimas gestões atendem a todos, enquanto até 2006 somente parcela ínfima da advocacia recebia algum benefício”.

Para ele, as duas últimas administrações resgataram o caráter assistencial da Caarj. “Manterei o trabalho de saneamento promovido por Felipe Santa Cruz e desenvolverei novas ações, como as que estimulem a prática de atividades físicas, tirando o advogado do sedentarismo, e incentivando-o a se alimentar melhor e a realizar periódicas avaliações médicas”, propõe Marcello, salientando que a Caarj apostará na melhoria da qualidade de vida dos colegas, a partir da mudança de hábitos e de consumo, no trabalho e em casa.

“Esperamos prevenir e reduzir a incidência de muitos dos males que afetam a profissão, como problemas cardíacos e respiratórios, a dependência de substâncias químicas, além de doenças decorrentes do estresse. A Caarj ajudará os advogados a respirar melhor, a se alimentar melhor, a dormir melhor e a manter a melhor postura no trabalho”, vislumbra.