22/01/2013 - 13:54

Ronaldo Cramer, Vice-presidente: Professor conectado com o Direito e com sua época

22/01/2013 - 13:54

O fato de ter sido procurador-geral da Seccional por duas gestões consecutivas será, para o vice-presidente Ronaldo Cramer, um facilitador em suas novas funções. De aparência tranquila, Cramer conciliou a rotina atarefada da Procuradoria com as aulas de Direito Processual Civil na PUC-Rio, onde se formou, e de Processo Civil da Fundação Getúlio Vargas e na Emerj, enquanto toca seu doutorado na PUC de São Paulo e, diariamente, cuida dos clientes do escritório de advocacia mantido em sociedade.

Conhecedor do funcionamento administrativo da Casa e acostumado a peticionar em busca de soluções para as demandas da Ordem junto ao Judiciário e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Cramer entende que seu papel será de auxílio ao presidente Felipe na condução das questões e nos processos internos da Seccional.
Aos 40 anos, ele acumula seis de experiência na Procuradoria e como conselheiro. Com Felipe, a quem conheceu no movimento estudantil na PUC, criou a Associação de Advogados do Rio de Janeiro para dar voz à oposição e servir de contraponto à OAB/RJ nos primeiros anos de 2000. Afável no trato, Ronaldo, como é chamado pelos mais próximos, se vê como alguém tolerante e sempre disposto ao diálogo, mas avisa: “Luto pelo que acredito, e pelos meus valores vou até o fim”.

Tricolor “doente”, ele se define também como um homem de sua geração, plugado no smartphone os sete dias da semana.  Diz que, tal como os colegas mais jovens, não separa seu tempo entre vida privada e vida profissional. “Domenico De Masi escreveu sobre o ócio criativo muito antes do smartphone, mostrando a tendência de trabalhar divertindo-se e divertir-se trabalhando. Isso acontece muito na minha geração, os advogados dão seus e-mails e número de celular para os clientes e respondem durante o fim de semana”.

Segundo ele,  a via deve ter mão dupla. “Acredito em promover uma mistura saudável entre lazer e trabalho, embora ainda não tenha conseguido isso. Por exemplo, tem colega que na hora do almoço vai nadar, e não se sente culpado se sair mais cedo numa segunda-feira se não tiver trabalho a fazer, e trabalhar sábado se for preciso. Viver intensamente os dois lados, essa é uma característica da minha geração”.