22/01/2013 - 13:20

COMPARTILHE

Trabalho já começou

22/01/2013 - 13:20

Trabalho já começou

Felipe Santa Cruz
 
 Neste primeiro Editorial da TRIBUNA que assino como presidente da OAB/RJ, gostaria antes de tudo de agradecer aos colegas pela confiança depositada na atual diretoria. Os advogados reafirmaram a aprovação do modelo de administração que vem sendo implantado na Seccional desde 2007, fazendo uma inequívoca opção pela continuidade do trabalho desenvolvido sob a liderança de Wadih Damous.
 
 Já no início de janeiro, começamos a honrar os compromissos assumidos durante a campanha, renovando a prestação de serviços como o plano odontológico e o Recorte digital até o fim de nosso mandato.
Assinamos, também, o contrato de aluguel do imóvel onde, ainda este ano, será inaugurada uma Casa do Advogado nos moldes da já existente na Lapa. Localizada ao lado do Fórum Central, a nova Casa facilitará o dia a dia dos advogados que militam na área cível, assegurando total estrutura para suas atividades.
 
A garantia dos benefícios e a manutenção das diretrizes delineadas nos últimos seis anos, porém, não significarão estagnação. Pelo contrário. Nossa meta é manter as conquistas, possibilitando novos avanços.
 
Vamos investir fortemente na preparação dos colegas para o processo digital, que representa uma mudança de paradigma não só para o Judiciário, mas também para a advocacia. É preciso conectar os advogados com o momento especial que vive o Rio de Janeiro, abrindo janelas de oportunidade profissional.
 
Buscaremos o diálogo com as presidências dos tribunais, a fim de obter melhorias na prestação, sobretudo na primeira instância e nos juizados especiais, onde a situação é mais grave. Neste sentido, já estivemos reunidos com a presidente eleita do Tribunal de Justiça, desembargadora Leila Mariano, que se mostrou receptiva às demandas da OAB/RJ.
 
Outra linha de atuação será a maior aproximação com a classe, inclusive por meio de novos instrumentos, como as redes sociais. Queremos prestar informações em tempo real, abrindo canais diretos com o advogado para ouvir sugestões e críticas. Temos plena consciência de que não construímos sozinho uma gestão.
E não fugiremos das responsabilidades que a presidência impõe, por mais que possam soar antipáticas. O aumento dos custos com os benefícios aos advogados, que são pagos pela Ordem, e dívidas tributárias deixadas por diretorias anteriores, já em fase de execução fiscal, nos obrigaram, infelizmente, a reajustar a anuidade.
 
A correção foi feita com base no índice do IGP-M acumulado nos últimos anos,  já que os valores vinham sendo majorados abaixo da inflação desde 2007. Houve um pequeno acréscimo de meio ponto percentual para provisionamento do pagamento dos débitos herdados. Esse ajuste foi necessário neste primeiro momento, e nossa meta é manter o valor em patamares mais baixos nos próximos dois anos.
 
Até porque administraremos com rigor os recursos da OAB/RJ, cortando despesas e otimizando os gastos, tendo sempre como premissa a garantia da excelência dos serviços disponibilizados aos colegas.
 
Temos muitos projetos, a gestão acaba de se iniciar, mas já estamos trabalhando a todo vapor. Os advogados podem estar certos de que a Seccional continuará evoluindo. E de que disposição não vai faltar à diretoria.

Abrir WhatsApp