06/02/2017 - 15:04

06/02/2017 - 15:04

Cortar custos e otimizar investimentos

Felipe Santa Cruz

Às vésperas de completar seu primeiro ano, a pós-graduação online da OAB/RJ já soma 1.400 alunos. O número é expressivo, mas nossa meta é ampliar ainda mais esse universo, possibilitando que novos colegas participem do projeto, aperfeiçoando seu saber profissional. Neste sentido, estamos abrindo novos cursos, em Direito Desportivo, Advocacia cível, Gestão empresarial e
Prática forense.

Assim como fizemos com relação à anuidade, compreendendo o momento de crise vivido pelo país e, particularmente, o Estado do Rio de Janeiro, também reduzimos os valores da pós. Foi um esforço conjunto da Seccional com a Universidade Cândido Mendes, que é nossa parceira na iniciativa.

Compreendemos que novos tempos demandam novas atitudes, e a OAB/RJ está se adaptando à atual realidade econômica e social. As diretrizes são: cortar custos e otimizar investimentos, sempre em benefício do advogado.

*  *  *

A luta da Ordem para garantir o pleno exercício profissional dos advogados teve novo capítulo no mês de janeiro. Primeiramente, obtivemos uma liminar determinando que o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (SindJustiça/RJ) mantivesse o efetivo mínimo de 30% de servidores em todas as repartições. Diante das evidências de que a decisão não vinha sendo obedecida, peticionamos na 14ª Vara Federal uma comunicação de descumprimento de ordem judicial. Além disso, colocamos um telefone à disposição dos colegas para que denunciem casos de desrespeito ao percentual mínimo. Não descansaremos enquanto a situação não for resolvida. Inclusive porque os maiores prejudicados são os advogados e a população do Rio de Janeiro.