06/02/2017 - 15:39

Do ponto de vista profissional, qual a sua expectativa para 2017?

06/02/2017 - 15:39

Do ponto de vista profissional, qual a sua expectativa para 2017?

O ano passado foi bem difícil para a advocacia. A crise econômica afastou clientes, as greves bancárias e de servidores da Justiça estadual trouxeram prejuízos para a emissão de alvarás de pagamento e para a celeridade processual, a instabilidade do processo eletrônico e as constantes quedas do sistema dificultaram o exercício profissional. Tudo isso, entre outros fatores, consolidou uma avaliação negativa de 2016. O novo ano começou com outros problemas, como a crise no sistema penitenciário, mas nem todas as perspectivas apontam para um cenário ruim – há colegas que apostam num ano melhor do que o anterior. A TRIBUNA perguntou a opinião dos colegas advogados e advogadas.

“Mais celeridade processual. Que a gente consiga mais êxito nos processos, que eles não fiquem demorando muitos anos para serem resolvidos, como esse que eu tenho aqui, de 2009. Estamos em 2017, já está em fase de execução mas, até agora, nada.”
Silvia Labre, advogada

“Vejo uma perspectiva de melhora. Estamos em momento de crise, mas ainda assim vejo uma possibilidade positiva. A Ordem tem nos dado um apoio grande. Esse ano com certeza as coisas irão melhorar, tenho certeza de que 2017 será muito melhor do que 2016.”
Marco Aurélio Silva, advogado

“As perspectivas são promissoras. Tenho grandes planos para investimento em escritório internacional, estou com um bom presságio em relação a 2017. Acho que vai ser muito melhor do que o ano passado.”
Giselle Farinhas, advogada

“A expectativa é de um ano melhor do que 2016, que foi de muitas paralisações, de pouco trabalho. Que 2017 traga bastante trabalho, bastante demanda. Com relação à Justiça, esperamos um Judiciário mais célere, mais atuante, e que respeite as prerrogativas dos advogados.”
José Agripino, advogado

“Espero um ano melhor do que 2016, que foi muito ruim. Foram muitas greves, mudança de governo, aconteceram coisas que impactaram muito na nossa profissão. A expectativa é a de que 2017 seja diferente.”
Jorge Felippe, advogado
“A perspectiva é de crescimento. Espero que a OAB/RJ continue fazendo o trabalho dela, em nome dos advogados, e que eu possa continuar crescendo, na minha profissão, de maneira proporcional ao desenvolvimento que a Ordem nos proporciona.”
Gabriel Morgado, advogado

“São as melhores possíveis. Apesar das complicações da administração pública, acho que o campo jurídico é muito amplo e aberto para aquele que quer trabalhar, ou seja, exercer sua profissão com dignidade e honradez. A hombridade na advocacia, tanto em relação ao cliente quanto em relação aos colegas, tem que ser prioridade na atuação profissional.”
José Nilson, advogado