14/10/2016 - 14:27

COMPARTILHE

Arnaldo Niskier analisa problemas do Ensino Médio

14/10/2016 - 14:27

Arnaldo Niskier analisa problemas do Ensino Médio

Em mais um dos encontros do projeto ESA Cultural, realizado pela Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/RJ com a proposta de expandir a área de discussão do Direito, o professor e escritor Arnaldo Niskier ministrou palestra, no dia 14 de setembro, sobre os problemas e desafios do ensino médio no país.

Niskier, que é membro da Academia Brasileira de Letras, presidente do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) e ex-secretário de Estado de Educação e Cultura do Rio de Janeiro, abordou em sua explanação os atrasos no cumprimento das 20 metas principais do Plano Nacional de Educação, programa do Ministério da Educação que traçou, em 2014, as diretrizes educacionais que deveriam ser seguidas nos dez anos seguintes.

Ele apresentou dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica [Ideb, teste que mede a qualidade da educação] que demonstram o que Niskier chamou de um “quadro de horror” do ensino médio no Brasil: “O Ideb mostra que deveríamos ter em 2016 ume média de 4,5. Mas nós estagnamos em 2011 muito abaixo dessa média. E, no ritmo de crescimento que se assinala hoje, nunca alcançaremos média razoável”.
 

Abrir WhatsApp