14/10/2016 - 14:14

COMPARTILHE

Calero apresenta, na Seccional, desafios do Ministério da Cultura

14/10/2016 - 14:14

Calero apresenta, na Seccional, desafios do Ministério da Cultura

Nomeado em maio ministro da Cultura do governo de Michel Temer, o advogado Marcelo Calero apresentou, no dia 30 de setembro, em evento organizado pela Comissão de Direitos Autorais, Direitos Imateriais e Entretenimento (Cdadie) da OAB/RJ, na sede da Seccional, a estrutura da sua pasta e as propostas da área para os próximos dois anos.

“Chegamos ao Ministério da Cultura com muitos desafios, em meio a um processo que não deixou de ser traumático para o Brasil. Mas quando recebi o convite tive a certeza de que o governo busca prestigiar uma experiência exitosa na gestão da cultura”, disse Calero, que, no Rio, em 2015, presidiu o Comitê Rio450, órgão criado para organizar a celebração dos 450 anos da cidade.

Ele, assim como seu secretário de Economia da Cultura, o também advogado carioca Cláudio Lins, frisaram que a pasta se dedicará a tratar a cultura como indutor de desenvolvimento econômico. “Queremos que a cultura brasileira seja uma marca, competitiva no cenário internacional”, explicou Calero.

Para Lins, o país é uma potência cultural: “O Brasil tem tudo para ser líder dos mercados internacionais. Se queremos um país menos dependente de preços de commodities, parte do nosso desenvolvimento econômico, a longo prazo, está em ter um olhar mais técnico, mais sério para a economia da cultura”.

Frisando a importância do Rio de Janeiro para a área, o presidente da Cdadie, Sydney Sanches, afirmou a preocupação em estabelecer o debate para os advogados e outros profissionais do setor presentes ao evento. O encontro contou também com a presença do coordenador geral das comissões, Fábio Nogueira, do compositor Paulo Sérgio Valle e do presidente da Comissão de Propriedade Industrial e Pirataria (CPIP), Paulo Parente.
 

Abrir WhatsApp