14/10/2016 - 14:16

COMPARTILHE

Comissão propõe educação como prevenção para o suicídio

14/10/2016 - 14:16

Comissão propõe educação como prevenção para o suicídio

A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo. O dado, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2014, alerta para um problema maior do que se imagina, relacionado, muitas vezes, à depressão e à dependência de drogas legais e ilegais. Realizado no dia 21 de setembro, na sede da OAB/RJ, o evento Suicídio, drogas e depressão abordou a ligação entre esses problemas, considerados tabus pela sociedade, segundo o presidente da Comissão de Políticas Sobre Drogas, Wanderley Rebello. 

“Nós temos um trabalho de educação a realizar. Segundo dados do CVV [Centro de Valorização da Vida], 17% dos brasileiros já pensaram em suicídio e quase 5% deles já chegaram a planejar. Mesmo assim, é um tema tabu. Precisamos falar sobre isso, inclusive nas escolas. Os professores devem ser preparados para lidar com essa questão”, observou Rebello. 

Ele, assim como o diretor de Assistência Social do Exército, general Carlos Alberto Teixeira, citaram os sinais que podem indicar uma intenção de suicídio: “Frases como ‘quero dormir para sempre’, ‘não aguento mais esta vida’, ‘desejaria não ter nascido’ ligam o sinal de alerta. É preciso informação para que se identifique esse comportamento nos amigos ou familiares, para amparar e encaminhá-los para profissionais de saúde”, continuou o presidente da comissão.

A palestra também teve participação do psiquiatra Jorge Jaber e fez parte do apoio da Seccional à campanha Setembro amarelo, do CVV, que visa a conscientizar a população para a prevenção do suicídio.
A Central de Apoio Emocional e Prevenção do Suicídio do CVV atende voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e Skype, a qualquer hora. Os contatos podem ser feitos através do site do CVV ou pelo Disque 141.
 

Abrir WhatsApp