14/10/2016 - 14:30

COMPARTILHE

Desafios do TED e problemas locais pautam encontro da Região Serrana

14/10/2016 - 14:30

Desafios do TED e problemas locais pautam encontro da Região Serrana


Os presidentes das subseções da Região Serrana se reuniram em Petrópolis no dia 16 de setembro para mais uma reunião zonal. Na abertura do encontro, o corregedor do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Seccional, Antônio Ricardo Corrêa, falou sobre os desafios do tribunal. “Os números do TED são alarmantes. Temos dez mil, processos sendo que metade deles é respondido por advogados com até cinco anos de carreira”, observou.

Representando a diretoria, o tesoureiro e presidente da Comissão de Prerrogativas da Seccional, Luciano Bandeira, destacou a importância das reuniões zonais para o trabalho das subseções. “São uma preparação para o Colégio de Presidentes. Estamos aqui para resolver os problemas da região e construir uma política da advocacia”, afirmou.
 
Problemas

Anfitrião, o presidente da OAB/Petrópolis, Marcelo Schaefer, relatou problemas cartoriais na 1ª Vara do Trabalho local, além da demora de até quatro horas para o início de audiências nas duas varas trabalhistas da comarca.
Já o presidente da Subseção de Cantagalo, Pedro Rogerio da Silva Alves, relatou preocupação com o fechamento do posto avançado local da Justiça do Trabalho, que  abrange dez municípios e está vinculado a Nova Friburgo.
 
Um problema enfrentado pela advocacia de Nova Friburgo, de acordo com a presidente da subseção local, Mônica Bonin, é antigo: a revista na porta do fórum. Luciano sugeriu a realização de um ato no local, exigindo tratamento igual para todos.

Por sua vez, o presidente da OAB/Cordeiro, Wilson Vieitas, sugeriu cursos de capacitação no processo eletrônico para os funcionários da subseção.

Também participaram da reunião zonal o vice-presidente da OAB/Teresópolis, Edio de Paula; os coordenadores do DAS na Região Serrana, Jefferson de Faria; na capital, Ricardo Menezes; e na Região dos Lagos, Samuel Mendes; o membro da Comissão de Prerrogativas da Seccional, Luan Cordeiro; e a secretária-adjunta da Caarj, Marisa Gaudio.

Abrir WhatsApp