14/10/2016 - 14:08

I Olimpíada da OAB/RJ terá futebol, vôlei de praia e futevôlei

14/10/2016 - 14:08

I Olimpíada da OAB/RJ terá futebol, vôlei de praia e futevôlei

A Comissão de Eventos Esportivos (CEE) da Seccional está organizando a I Olimpíada da OAB/RJ, que terá disputas de times de futebol soçaite e futevôlei masculinos e de vôlei de praia feminino. As equipes serão formadas pelas subseções, nas quais os colegas interessados têm até 15 de outubro para se inscrever, no caso do futebol, e até 30 de novembro, para as modalidades futevôlei e vôlei de praia.

Segundo o presidente da comissão, Daniel Duque dos Reis, a ideia foi inspirada nos jogos olímpicos de agosto, mas também objetiva estimular a integração entre os advogados inscritos em todas as subseções do estado. “O esporte, além de ser uma ferramenta fundamental para a saúde, eliminando o nosso estresse do dia a dia, permite o congraçamento e a troca de experiências”, destaca.

Vice-presidente da CEE, Wagner Botelho conta que o futebol soçaite terá um campeonato composto por duas etapas, o que explica o prazo curto para a inscrição. Cada subseção formará um time, que disputará  campeonato regional a ser realizado em outubro. Desta primeira fase sairão as oito equipes que participarão do torneio estadual, a ser realizado no mesmo dia dos jogos das outras modalidades, 13 de dezembro.
“Cada região terá uma subseção responsável pela organização da primeira fase”, detalha Botelho. “Os advogados devem se inscrever na subseção de que fazem parte, ou em alguma outra de sua região, não podendo, por exemplo, um colega da Barra da Tijuca disputar pelo time de Nova Iguaçu”.

A modalidade futebol soçaite traz outras especificidades: “Como, no caso do futebol, já existe um torneio nacional organizado pelo Conselho Federal, além de disputas internacionais, a comissão contratou um técnico que observará todos os torneios para escolher uma seleção oficial da OAB/RJ”, informa o vice-presidente da CEE.
Além disso, ainda no futebol, os times com até 15 advogados de cada subseção devem conter, obrigatoriamente, dois atletas com 45 anos ou mais completos até o fim de 2016. No caso desta modalidade, estagiários inscritos na Ordem só serão aceitos na posição de goleiro, não podendo atuar na linha.

Com relação ao vôlei de praia feminino e ao futevôlei masculino, as inscrições são tanto para advogados como para estagiários. Cada subseção poderá inscrever até um advogado ou advogada de outro local, desde que da mesma região. Botelho afirma que como para essas modalidades ainda não há campeonatos nacionais, às equipes campeãs será ofertado o direito de representar a seleção da OAB/RJ caso eles venham a ser realizados pela OAB Nacional futuramente. Todos as partidas serão dirigidas por árbitros escolhidos pela Comissão Organizadora.

“A ideia é oferecer lazer e saúde aos advogados e estagiários e, ao mesmo tempo, promover a integração entre as subseções participantes, propiciando contatos profissionais e a aproximação entre as regiões”, diz Botelho.
Para mais informações, os colegas podem entrar em contato com a comissão, pelo email [email protected], ou com suas subseções.