16/12/2015 - 12:57

Anuidade de 2016 pode ser parcelada em até dez vezes

16/12/2015 - 12:57

Anuidade de 2016 pode ser parcelada em até dez vezes

Os colegas poderão parcelar a anuidade em três, seis ou dez vezes, de 11 de dezembro a 11 de janeiro. Os valores para cada modalidade podem ser conferidos no site da Seccional – www.oabrj.org.br. Após esse período, novas condições de pagamento serão divulgadas.

A OAB/RJ começou a enviar aos advogados, em novembro, os boletos referentes à anuidade de 2016. Até o dia 10 de dezembro os colegas puderam efetuar o pagamento à vista com 10% de desconto, no valor de R$ 895. Para os inscritos a partir de 2012 e para os estagiários, o custo da quitação foi de R$ 782,67 e R$ 558,92, respectivamente. É possível pagar com cartão de crédito.

De acordo com o tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, não houve aumento real dos valores, e sim uma necessária correção do acúmulo da inflação. “Mantivemos por três anos os R$ 795 para pagamento antecipado à vista. Com a situação inflacionária acumulada e a perspectiva de uma disparada na taxa deste ano, chegando a dois dígitos, foi impossível não fazer esse repasse e manter todos os serviços oferecidos”, explicou.

Ainda segundo Luciano, diversos contratos de serviços da OAB/RJ foram reajustados durante o período de congelamento da anuidade. “O aumento é para equilibrar as contas. Continuaremos também com o trabalho de corte de despesas. Estamos, ainda, em um processo de otimização dos custos e serviços prestados pela Seccional”, acrescentou.

Vale ressaltar, lembrou o tesoureiro, que, do valor-base arrecadado com as anuidades, nem tudo fica com a OAB/RJ. Em obediência aos artigos 56 e 57 do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia, 10% são repassados para o Conselho Federal, 20% para a Caarj, 3% para o Fundo Cultural e 2% para o Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados, regulamentado em provimento do Conselho Federal.

Na prática, a Seccional fica com 65% do valor pago pelos colegas e emprega esses recursos em serviços como o Recorte digital, o Goldental e o transporte gratuito para advogados, além de equipar e manter as mais de 200 salas da Ordem no estado.